Empreendedorismo

Proposta Comercial


Uma proposta comercial é um documento utilizado pelas empresas para apresentar um serviço ou produto aos seus clientes, apresentando e explicitando soluções específicas para problemas levantados.

 

A proposta comercial pretende descrever o que a empresa tem para oferecer e explicar de que forma os seus serviços ou produtos podem servir melhor o cliente, como este pode comprar, valores e forma de pagamento da mesma.

 

Uma boa proposta comercial deve conter os seguintes elementos:

- Apresentação do projeto – Identifique o nome do projeto e resuma o objetivo do cliente e da sua solução de forma clara;

- Necessidades -  Descreva os pré-requisitos do acordo: o que vai precisar e se o cliente tem essas infraestruturas ou não;

- Desenvolvimento e Prazos – Detalhe a entrega ao descrever os equipamentos que servirão de solução de resposta ao pedido do cliente. Identifique as diferentes etapas de desenvolvimento de cada um, e o seu respetivo cronograma de produção. Não se esqueça de especificar os prazos de entrega dos serviços/produtos, sem esquecer de determinar uma margem de erro para garantia.

- Responsabilidades – Estabeleça as responsabilidades do cliente e do prestador de serviços de modo a que a qualidade do serviço possa ser assegurada.

- Valoração – Explicite de forma clara o valor total e discriminado dos trabalhos;

- Validade – É essencial sublinhar de que a sua oferta não é vitalícia, colocando alguma pressão de resposta no cliente ao indicar um prazo de aceitação da proposta e assinalando posteriormente a data da sua confirmação.

 

 

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