Empreendedorismo

Soft Skills


Enquanto as chamadas hard skills são tangíveis e habilidades técnicas facilmente demonstráveis por qualificações ou experiências, as soft skills são um conjunto de habilidades ou sensibilidades não técnicas que podem influenciar positivamente a performance de um trabalhador, empreendedor ou líder.

 

As soft skills são menos especializadas e menos enraizadas em vocações, mas mais alinhadas com a disposição e personalidade de um indivíduo. Exemplos de soft skills essenciais são o poder de comunicação, a capacidade de trabalhar em equipa ou de resolução de problemas.

 

No mercado atual, as soft skills são cada vez mais determinantes. Num ambiente competitivo onde os critérios técnicos e de especialização já não são suficientes, é importante olhar além de currículos e documentos para separar aquilo que são candidatos ou líderes adequados de candidatos ou líderes ideais.

 

Por exemplo, no caso de um médico, o desenvolvimento de soft skills é essencial. De facto, as hard skills e habilidades técnicas tornam-no um especialista profissional e adequado, mas é a inteligência emocional, a confiança e a proximidade que o poderão tornar um grande médico junto dos pacientes.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Soft Skills Essenciais para o Sucesso

Competências Sociais do Empreendedor

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais