Empreendedorismo

Takeover


Um takeover acontece quando uma empresa faz uma oferta para assumir o controlo de outra empresa-alvo, muitas vezes através da compra de uma participação maioritária na mesma. Normalmente, a oferta feita é superior ao preço de mercado, de forma a que os benefícios sejam grandes demais para a empresa-alvo recusar a aquisição.

 

Se o takeover for aprovado, a empresa adquirente torna-se responsável pelas operações da empresa adquirida, bem como das suas ações e dívidas.

 

Todavia, é infelizmente comum que a empresa que faz a oferta use táticas ou estratégias condenáveis ou desfavoráveis, como num “ataque madrugador”, onde a adquirente compra uma participação substancial da outra empresa assim que os mercados abrem, fazendo com que esta perca o controlo das suas operações antes que consiga sequer compreender o que está a acontecer. Este é o chamado takeover hostil.

 

Outros tipos de takeovers são os inversos (onde uma empresa privada adquire uma empresa pública) ou os backflip (uma forma mais incomum de takeover onde a adquirente se torna uma filial da empresa adquirida).

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Fusão e Aquisição

OPA

Integração Horizontal

Integração Vertical

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais