Alivie os seus olhos cansados neste Verão, especialmente se trabalha ao computador


Se a tensão ocular já é um problema para quem trabalha ao computador, na altura do Verão é preciso ter um cuidado especial. O ideal é fazer uma pausa de 30 em 30 minutos, olhar para uma paisagem ou para algo que não seja um ecrã, contudo, a verdade é que isto é normalmente impossível, por isso, é útil saber alguns truques para aliviar esta tensão que pode ter efeitos desconfortáveis como dor ou tremer.


Água fria

Coloque água fria numa taça com um pouco de gelo e, quando sentir os olhos mais cansados, molhe um papel ou um pano e deixe sobre os olhos. Isto irá arrefecê-los e diminuir a tensão.


Iluminação artificial

Idealmente deve optar por uma iluminação natural mas quando isso não é possível evite luzes fortes e lâmpadas fluorescentes. Aprendemos que quanto melhor a iluminação, melhor vemos, no entanto, isto cansa facilmente os olhos.


Brilho do ecrã

Por definição, smartphones e computadores têm o seu brilho no máximo e, por erro, muitos profissionais nunca alteram isto. Claro que o brilho não pode estar demasiado baixo mas comece pelo menor, aumentando aos poucos até se sentir confortável.


Modo noturno

Um dos piores inimigos dos seus olhos é a luz azul emitida por ecrãs como o do seu computador. Felizmente os modelos mais recentes vêm com uma opção chamada modo noturno, normalmente aconselhada para quando se prepara para ir dormir (a luz azul impede o seu cérebro de produzir um químico fundamental ao seu descanso). No entanto, este modo pode igualmente ser usado durante o dia, especialmente se sente os seus olhos cansados e não precisa de trabalhar diretamente com imagem.


Não seja leve com a sua saúde. A tensão ocular pode trazer problemas de saúde graves incluindo a perda de visão. Ainda que nos seja impossível não estar ao computador, maioritariamente por motivos de trabalho, é sempre possível e importante que siga alguns destes passos para evitar consequências negativas. Para além disso, tudo o que está neste artigo aplica-se igualmente a qualquer tipo de ecrã como a televisão ou o seu smartphone. Bom verão, e bom trabalho!


OUTROS ARTIGOS:

Mercados em expansão no mundo dos drones

Descubra o que espera o comércio online no futuro


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais