Aprenda a inserir as férias no seu calendário


O verão chegou finalmente e está na hora de ver muitos dos seus colegas e amigos aproveitarem o bom tempo com a sua família numa praia vizinha ou em qualquer parte do mundo, para umas super férias. No entanto, como empreendedor, a falta de tempo e o medo de passar algumas das suas funções a colegas, irá levá-lo a evitar tirar tempo-livre para si a todo o custo. É preciso que aprenda a encontrar um espaço na sua agenda ocupada e descanse do stress acumulado do resto ano. Regressará ao trabalho mais fresco e produtivo.


Não espere pela oportunidade perfeita

Muitos e-mails para responder, futuros projetos que estão a chegar, entrevistas para dar, tudo é uma desculpa para não ir de férias. Teme que afastar-se irá passar a ideia de que não se interessa pelo seu trabalho, mas isto está errado. Todos tiramos férias e de certeza que já se deparou com os usuais e-mails “estarei fora do escritória até dia x”. Marque com a sua família ou amigos, veja se existe algum sítio a que realmente quer ir, quais os melhores preços para viagens e tire férias. Confie na sua equipa. Os e-mails vão-se sempre acumular mas eles não vão a lugar nenhum.


Projetos importantes

Este passo pode começar a ser planeado com antecedência mas é fundamental que não adie nenhuma reunião ou lançamento importante por causa das suas férias. Se planear antes pode deixar duas semanas, ou o tempo que preferir, marcadas como férias, evitando combinar algo para essa altura. Se ainda não o fez, analise a agenda e veja quais os compromissos que podem ser adiados ou até cancelados, como reuniões cujo conteúdo a ser discutido não é essencial ao bom funcionamento da sua empresa.


Prepara-se para aproveitar o sol, vá à praia, visite um país que há tanto gostaria de conhecer. Junte a família e os amigos, ou vá sozinho e encontre novas pessoas, mas não deixe de descansar. Claro que nunca é fácil abandonar o trabalho mas na realidade não se está a afastar totalmente! Confira no nosso artigo “Vá de férias sem que a sua empresa sofra com a sua ausência” e descubra como tornar esta aparentemente árdua tarefa em algo simples de organizar!


OUTROS ARTIGOS:

Cative a atenção da geração Baby Boomers (1946 e 1964)

Aprenda a desligar-se do seu smartphone


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais