Descubra como o chatbot pode ajudar a sua startup


Certamente já se deparou com um chatbot. Esta tecnologia permite ao utilizador de um site comunicar-se rapidamente com uma identidade que o poderá ajudar em dúvidas mais simples como “está o programa disponível para android” ou “quanto custa o serviço x”. Mais fáceis de usar agora do que nunca, já pensou adicionar um chatbot ao seu website?


Experiência personalizada

Para além de oferecem informações básicas, um chatbot pode tornar-se personalizável a cada utilizador, lembrando-se do seu nome, do seu histórico de compras e até adaptando-se à sua língua. Deste modo, ele comunica com o cliente de forma individual e mais eficaz.


O intermediário perfeito

Se a sua empresa for contactada via e-mail, por exemplo, o tempo entre responder e obter retorno demora por vezes várias horas ou até dias. Nesse tempo, o cliente pode perder interesse na compra ou o eventual novo parceiro pode desistir do negócio. O chatbot é útil pois ao responder prontamente garante que o utilizador fica rapidamente satisfeito com o serviço. Se o sistema não conseguir transmitir a informação pedida, ele passa o utilizador para a página do site ou para o contacto mais apropriado ao seu problema.


Apoio ao consumidor

Especialmente quando chega à hora de fecho do serviço, ou até durante as primeiras horas da manhã, é comum que o apoio ao consumidor seja menos eficaz. Para além disso, um mau dia pode levar qualquer pessoa a ter um pouco menos de cuidado e, sejamos francos, muitos são os funcionários que respondem de forma menos correta. Isto não acontece com um chatbot - um robot que seguirá as ordens prontamente, sem qualquer tipo de emoção ligada a ele. Pode ser um atendimento mais frio mas, em alguns casos, pode ser a opção ideal.


Poupa tempo e dinheiro

Se o seu negócio ainda está a dar os primeiros passos, contratar uma equipa para o apoio ao cliente pode ser uma despesa que lhe retira fundos para outros projetos que seriam mais vantajosos para a sua empresa. O chatbot é incrivelmente barato, eficaz e produtivo, uma alternativa que poderá compensar a curto prazo e até a longo prazo para as questões mais básicas que podem surgir como “qual o contacto e-mail da empresa”.


Renda-se à tecnologia e aproveite o melhor que os chatbots têm para oferecer. Mantenha-se a par das novidades e escolha aquele que mais se adapta ao tipo de serviço que pretende dele. E não se esqueça que os chatbots podem ser usados virtualmente onde lhe for mais conveniente, até no Facebook Messenger da sua empresa! Aumente a sua produtividade e deixe o cliente mais feliz.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Não se arrisque a perder aquele colaborador importante

Será que sofre com medo do sucesso?


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais