Chatbots: Influência na Interação com os Clientes


Os chatbots são uma das grandes tendências das soluções de atendimento ao cliente. Se tem dificuldade em perceber porquê nós ajudamos: lembre-se da última vez que falou com um – garantimos que não foi há muito tempo.

 

Desde as mensagens automáticas que recebe quando contacta uma marca através das redes sociais às soluções mais sofisticadas que levam a cabo jogos que envolvem um sem número de participantes, os Chatbots são programas desenhados para estabelecer uma conversa mais ou menos natural com um ser humano através da internet.

 

De uma forma geral, subdividem-se em dois tipos: os que utilizam inteligência artificial (e têm uma interação com mais significado com os humanos desenvolvendo respostas próprias a partir das suas reações) ou os que se baseiam numa teia de relações entre respostas múltiplas (ex: responder “sim” levá-lo-á a uma caminho diferente se responder “não”).

 

As suas vantagens são diversas e variadas, mas a primeira de todas elas é óbvia: estes “programas” existem para personalizar a experiência do utilizador e é particularmente nesta ótica que podem ser uma solução inovadora para o seu negócio. Numa era em que a maior parte das empresas tem presença online, é importante destacar-se como uma entidade sempre disponível a atender as necessidades de quem o procura. Essencialmente, o bot demonstra ao seu cliente que se preocupa com ele e que está instantaneamente à procura de solucionar a sua questão.

 

Esta grande vantagem leva-nos... a outra vantagem. O chatbot pode ser o grande gladiador que o levará a melhorar vendas, porque o chatbot pode ser inteligente. A partir das preferências, escolhas e compras prévias do utilizador, ele pode enviar ou sugerir outros produtos relacionados que possivelmente serão convertidos em vendas ou oferecer promoções exclusivas de acordo com este mesmo historial de preferências do utilizador.

 

Mas a melhor notícia de todas? Os chatbots são de fácil e barata implementação. Plataformas como o Facebook já tem a infraestrutura necessária para os criar, pelo que as necessidades de manutenção serão mínimas.

 

Os chatbots são uma das formas mais fáceis, baratas e modernas de se envolver numa relação saudável e duradoura com os seus clientes/utilizadores.

 

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