Chatbots: O porquê da sua crescente popularidade


Várias empresas já adotaram o chatbot especialmente quando possuem venda online. Este tipo de inteligência artificial é capaz de responder a perguntas simples como qual o nome de determinado produto, o seu preço, como contactar um responsável pela loja, como comprar o produto, entre outras informações importantes. Curiosamente, ainda que muitos utilizadores desconfiem da sua competência, a verdade é que cada vez mais pessoas preferem falar com um chatbot do que com o atendimento ao público. Porque será?


Disponibilidade imediata

Provavelmente a sua empresa não possui atendimento ao público aberto 24h por dia e, se o tiver, é impossível atender todos os clientes assim que o telefone toca. Sabe quem o pode fazer? Um chatbot. Disponível a toda a hora, todos os dias, este software responde imediatamente a qualquer contacto, facilitando a comunicação com o cliente que não se sente frustrado por ter de esperar.


Diretos ao assunto

Enquanto que numa chamada ou num e-mail a pessoa deve apresentar-se e explicar o seu problema, num chatbot basta escrever uma “palavra-chave” que o leva à informação que precisa.


Dão o poder ao cliente

O cliente tem o poder de falar, de parar de falar, de pedir uma informação e depois voltar atrás e pedir outra. O chatbot não lhe irá perguntar se não deseja ver outro produto, nem o deixará na linha à espera enquanto comunica com um colega. Por consequência, o cliente sente que tem o poder e que pode ser o quão direto, descontraído, e livre desejar, sem medo de represálias ou de acabar com um atendimento menos satisfatório quando tem somente uma dúvida simples.


Ainda que não sejam capazes de imitar uma interação humana, nem seja possível responderem ou resolverem todas as questões, os chatbots permanecem em crescimento pela forma como o cliente prefere comunicar com eles. Com o tempo, a informação que eles poderão dar irá aumentar e alguns já são capazes de detetar se estão a falar com um novo cliente ou um cliente antigo, acedendo de imediato aos produtos que este adquiriu no passado, de forma a informá-lo de novos modelos, por exemplo.


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