Como a curiosidade é uma grande aliada de qualquer empreendedor


Na criação da sua empresa, na evolução de um novo projeto, ou num evento, a curiosidade poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Descubra algumas das formas como esta característica se torna na sua maior aliada.


Criatividade e inovação

Ao estar a par das tendências, ao ter curiosidade pelo que o seu cliente pensa, e ao verificar quais os problemas que permanecem sem solução, terá acesso a ideias criativas que o irão auxiliar na altura de criar um novo produto ou serviço inovador. Se não for curiosos, acabará mais tarde ou mais cedo porque criar projetos iguais aos anteriores.


Produtividade

Conhecer as novas plataformas, os novos apps, e os novos estudos científicos sobre o sono e a produtividade irão ajudá-lo a fazer mais e melhor. Você pode estar a usar determinado serviço que até agora foi o ideal mas se calhar existe um novo que ainda não conhece, acabando por ficar para trás.


Facilidade de comunicar

Assim que conhece uma nova pessoa, o seu nome ou algo que diga facilmente irá deixá-lo curioso. Normalmente, mesmo que não possuam um ego, as pessoas gostam de falar de si mesmas e apreciam quando o outro mostra interesse. Seja em eventos ou em reuniões com novos clientes e parceiros a curiosidade ajuda-o a aumentar a sua rede de contactos.


Poder de persuasão

Ao ter curiosidade pelo outro, estará mais apto a perceber o seu ponto de vista e aquilo que deverá dizer ou fazer para o convencer de que, por exemplo, o seu produto é o melhor do mercado.


Resolução de conflitos

De igual modo, ao manter aberto a outras opiniões, terá mais ferramentas para travar uma discussão ou qualquer conflito que venha a presenciar. Muitas destas situações devem-se à impossibilidade de nos colocarmos na posição do outro mas, com a curiosidade do seu lado, isto não será um problema.


Não tenha receio de perguntar e deixe-se levar por uma característica que poucos possuem naturalmente mas com a qual nunca deixará de trabalhar. A curiosidade permite-lhe manter-se atualizado e interessado, mesmo em momentos em que isso parece difícil.


OUTROS ARTIGOS:

O que saber quando decide iniciar um blogue (Wordpress/Blogger)

Cloud: Tudo o que precisa saber sobre este tipo de armazenamento


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais