Como incentivar a sua equipa a permanecer consigo

Com uma tendência cada vez maior de experimentar vários cargos ao longo dos anos, reter a sua equipa torna-se numa tarefa complexa. Mesmo que consiga manter o interesse dos seus melhores funcionários, perder parte da equipa é normalmente algo negativo. Se pretende diminuir o número de desistência na sua empresa, conheça aqui algumas das principais razões por que isto pode estar a acontecer.


Baixa Remuneração

Este é possivelmente uma das grandes, senão a grande razão para que a sua equipa opte por outras empresas. Se os seus funcionários perceberem que estão a ser menos remunerados que outros colegas de profissão com cargos semelhantes, sentir-se-ão pouco apreciados e com menos vontade de trabalhar, diminuindo a sua produtividade. Tente estar a par do que acontece em outras empresas e garanta uma remuneração o mais justa possível para cada cargo, mostrando que valoriza o trabalho da sua equipa.


Novas oportunidades

Na maioria dos casos os membros da sua equipa desejam certamente subir na carreira, mudando para funções de maior responsabilidade conforme os anos de serviço aumentam. Por isso, esteja atento às necessidades da equipa e perceba que funções e tarefas são mais desejadas por qual funcionário. Sem prejudicar a sua empresa, claro, canalize o talento para onde ele será melhor aproveitado, aumentando a produtividade de todos.


Relação negativa com colegas

Conflitos são naturais mas deve procurar criar um ambiente de amizade e família dentro da equipa. Incentive os membros a comunicarem diretamente e a resolverem as suas diferenças sempre que possível. Se perceber que se passa alguma coisa fora do normal, fale pessoalmente com cada funcionário e mostre-se interessado e pronto a ajudar no que for preciso, talvez mudando a área de trabalho de um deles.


Futuro incerto

Se a sua empresa enfrenta problemas graves, este pode ser um factor que esteja a levar a sua equipa a procurar opções, com receio de perder a fonte de rendimento inesperadamente. Como chefia, você deve mostrar-se confiante sobre o futuro da empresa. Garanta que tudo está a ser feito para resolver os problemas o mais depressa possível e de que com a ajuda de todos, o negócio voltará a conhecer prosperidade.


Liberdade

Na sua equipa é possível encontrar membros que desejem voltar a estudar ou quem sabe trabalhar a partir de casa para ajudar a família. Quem sabe, talvez possua no seu seio de trabalho um sonhador que gostaria de viver como nómada digital. Reúna-se com os todas as pessoas e perceba se existe alguma coisa que a empresa pode fazer por elas para que se sintam mais à vontade e com desejo de trabalhar.


Mudar de local de trabalho nunca é fácil e provavelmente a sua equipa guarda esta opção como último recurso. A falta de atenção e interesse por parte das chefias é frequentemente o que leva ao abandono da empresa e perceber como mudar esta tendência está nas suas mãos. Conheça a sua equipa como a palma da sua mão e em troca de um bom trabalho saiba dar oportunidades e vantagens a que ninguém consegue dizer não.


OUTROS ARTIGOS:

Lições de liderança pela Amazon

Descubra como o chatbot pode ajudar a sua startup


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais