A sua assinatura é mais do que um cumprimento


Com a necessidade de criar e-mails profissionais para contactar parceiros ou clientes, é natural que opte por desenhar uma assinatura que ofereça à sua mensagem um aspeto de confiança. No entanto, deve ter cuidado com o conteúdo que inclui na assinatura pois esta não tem uma função “meramente decorativa”. Tal como acontece com a sua imagem de perfil no LinkedIn, a sua assinatura transmite algo de si que será analisado por quem recebe o seu e-mail.


Escolha um foco

A poluição visual é um dos grandes problemas da maioria das assinaturas. Na tentativa de mostrar toda a informação, esta acaba por escapar num primeiro relance, algo nada positivo. Escolha um conteúdo realmente relevante, como o seu nome ou contacto, e coloque tudo o resto numa espécie de pano de fundo.


Inclua uma imagem

Seja a sua fotografia, a capa do seu livro ou o logo da sua empresa, é importante adicionar uma imagem à assinatura. Para além de a tornar mais cativante, oferece individualidade - o recipiente irá lembrar-se de si pela imagem antes de se lembrar o seu nome, por exemplo.


Evite a citação

Pode parecer muito culto mas na realidade a citação pouco diz sobre si a nível profissional. O leitor quererá saber elementos como o seu nome e contacto telefónico, não qual a sua frase favorita de um livro best-seller.


Não exagere na informação

É verdade que existem imensos detalhes sobre si que gostaria de ter na assinatura, contudo, um exagero de informação levará a uma reação negativa por parte de quem lê o e-mail. Para melhor otimizar a assinatura, evite os seguintes elementos: morada (atualmente não é relevante), prémios que você ou a sua empresa venceram (soa pouco humilde e pouco de confiança), link para as redes sociais (o contacto de retorno, a ser feito, quer-se o mais simples e eficaz possível), link do seu website ou blog pessoais (o leitor deseja conhecer a sua empresa e o seu produto).


Construa uma boa assinatura e tenha confiança de que conseguirá cativar o receptor daquele e-mail tão importante para o seu negócio. Mantenha-a o mais sucinta possível e adicione somente os detalhes verdadeiramente importantes para quem o deseja contactar de volta.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Está a Stock Art a matar o seu negócio?

Tenha atenção à sua imagem, ela pode ser fulcral


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais