Como tornar o seu escritório num espaço ideal de produtividade


Se a sua empresa ainda depende de um escritório fixo, é fundamental que aprenda a decorá-lo de forma a aumentar a produtividade da sua equipa. Esqueça os espaços fechados e sem janelas, e descubra como tornar o seu escritório num lugar ideal de trabalho criativo.


Luz natural ou branca

A luz natural do sol é fulcral para que o cérebro perceba que está na altura de ser produtivo. Quando esta já não é possível, o ideal é uma luz branca que recrie esse ambiente. Por outro lado, a falta de luz ou a luz laranja tem um efeito contrário ao pretendido, informando o cérebro que está na altura de descansar mesmo quando isto não é verdade.


Excesso de barulho

Telefones a tocar, pessoas a falar, sons naturais de um escritório como folhas a serem manuseadas, tudo isto transforma-se em poluição sonora facilmente. Para prevenir isto, incentive a sua equipa a ouvir música ou, se possível, opte por construir pequenos espaços de trabalho como cubículos ou escritórios.


Permita que se ouça música

Tal como mencionado no ponto acima, a música ajuda vários profissionais a concentrarem-se melhor nas suas tarefas. Deve permitir que a sua equipa possa ouvir música desde que pelos phones e num volume que não seja perceptível por quem está à sua volta. Igualmente, deve deixar liberdade para a equipa escolher o género de música ou até permitir que não ouçam nada caso a música seja para eles uma distração.


Quantidade de oxigénio e temperatura ambiente

Se o seu escritório for mais fechado é fundamental que tenha a certeza de que a corrente de oxigénio é constante, evitando que o dióxido de carbono de acumule e prejudique a saúde da sua equipa. A falta de oxigénio pode não ser sempre letal ou prejudicial para a saúde mas dores de cabeça e falta de produtividade são resultados imediatos desta situação. De igual modo, deve evitar que o escritório esteja demasiado quente ou demasiado frio.


Decoração minimalista e natural

Se olhar para as grandes empresas internacionais irá perceber que cada vez mais se encontram espaços de trabalho brancos, minimalistas e decorados com várias plantas. Isto torna o espaço num local mais descontraído e inspirador.


Aprenda a adaptar-se às novas tendências e às necessidades de quem trabalha consigo. Contrariamente ao que se acreditava anteriormente, o espaço de trabalho em si é bastante determinante quando se fala de produtividade, por isso, pense em como melhorar o seu escritório.


OUTROS ARTIGOS:

Como ir de introvertido a um profissional muito bem conectado

Jovens empreendedores que sabem manter uma boa equipa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais