Como o VR está a mudar o mundo do trabalho


A realidade virtual (ou virtual reality) é uma das tecnologias mais faladas dos últimos anos e a sua utilização tem sido vista principalmente em meios como os videojogos ou o cinema, contudo, a sua influência está espalhada por vários setores e a tendência irá somente aumentar. Por isso, venha conhecer o modo como a RV irá mudar o nosso mundo de trabalho.


Incentiva a criação de novos trabalhos

Para além das novas equipas de investigação e desenvolvimento de hardware e software, existem igualmente novas posições para testers. De igual modo, são necessários profissionais capazes de analisar e escrever artigos sobre esta nova tecnologia, competência desejada por vários sites e outros media, ou até de desenhar estratégias de marketing próprias e específicas.


Permite reuniões mais produtivas

Neste momento o comum é estarmos presentes numa reunião fisicamente ou então via videochamada Skype. Porém, no futuro será possível estar dentro do escritório ou do restaurante, mesmo que estejamos do outro lado do mundo. Poderemos ver tudo o que se encontra dentro dele, ler papéis ou ver apresentações, falar uns com os outros, e simular praticamente tudo o que se passaria numa reunião tradicional.


Trata o ambiente de escritório de volta

De modo semelhante, a realidade virtual poderá trazer de novo à ribalta o antigo ambiente de cooperação dos escritórios. Num mundo onde cada vez mais cargos podem ser executados à distância, muitos profissionais vêem-se obrigados a trabalhar a partir de casa, longe do usual movimento amigável e colaborativo de um escritório. Isso poderá mudar com o nascimento de espaços virtuais.


Novas formas de relaxamento

Muitos escritórios e espaços de coworking possuem alguns objetos de lazer como mesas de matraquilhos ou livros, ajudando os profissionais a relaxarem durante os períodos de maior stress. Ora com a ajuda da realidade virtual será possível desenhar outras atividades que permitam não somente relaxar mas igualmente serem benéficas para a saúde - por exemplo com a implementação de passadeiras ligadas a uma paisagem que nos é dada via aparelho de realidade virtual.


Um coaching e treino do futuro

Os pilotos e os capitães de navios são já alguns dos profissionais que contam com a realidade virtual como meio de treino que lhes traz as vantagens de estarem envolvidos em situações complexas sem o perigo real destas, preparando-os para as suas carreiras. De igual modo, outros profissionais, desde polícias, a enfermeiros e até vários empreendedores, poderão começar aos poucos a usufruir desta tecnologia para aguçar as suas capacidades antes de se iniciarem efetivamente num cargo de responsabilidade.


Aos poucos é necessário que se atualize e perceba de que forma as novas tecnologias - realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial - o podem ajudar quer seja no crescimento da sua empresa, ou no bem-estar geral da equipa que trabalha consigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Tudo o que precisa saber sobre a Inteligência Artificial

A tecnologia vai dominar 2018


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais