Conselhos que todas as mulheres empreendedoras deviam ouvir


O mundo do empreendedorismo está repleto de desafios especialmente para as mulheres. Ainda uma minoria no grande plano, cada vez mais empreendedoras tomam as rédeas de empresas e projetos importantes, mostrando a sua competência e qualidade. Porém, há alguns conselhos que se ouvidos especialmente numa fase inicial podem ajudar ao crescimento rápido e saudável de muitas profissionais que têm diariamente de combater preconceitos e estereótipos.


Não siga todos os conselhos

Entre pessoas que a querem ajudar a profissionais que se recusam a seguir a liderança de uma mulher, muitos vão ser os conselhos que irá receber. No final do dia terá de analisar cada um deles e compreender quais aqueles que de facto a irão ajudar. Mantenha-se fiel aos seus princípios e nunca mude a sua opinião somente porque alguém lho disse para fazer.


Não se foque na ideia de que todos devem gostar de si enquanto pessoa

O medo de ser rotulada como “a que está sempre contra” leva muitas profissionais a concordarem com a maioria, senão todas, as decisões de uma empresa. Quando for questionada sobre determinado tema, pense de forma racional e dê a sua opinião juntamente com os fatores e dados que a levaram a concluir isso. Pode acontecer que a outra parte não concorde consigo e julgue a sua opinião inadequada mas normalmente o que realmente acontece é que ou a sua opinião não é aceite mas tida como válida (mostrando a sua capacidade) ou a opinião mostra-se de facto a melhor solução, acabando por ser adotada.


Aprenda a lidar com a incerteza

A insegurança é um problema que afeta quase todos os profissionais. Ainda que o ideal seria nos tornarmos expert nas nossas áreas, a verdade é que normalmente uma carreira está repleta de dúvidas e inseguranças - mesmo quando falamos dos empreendedores de topo. Não finja que conhece tudo sobre tudo. Estar em constante aprendizagem não é uma vergonha mas sim uma grande qualidade e o fundamental não é passar a ideia de expert mas sim saber lidar com a insegurança de forma eficaz e que não a prejudique.


Não se prenda no passado

Um problema mais feminino que masculino, ficar preso ao que poderia ter sido pode ser um obstáculo difícil de ultrapassar. Não mergulhe no modo como determinado projeto poderia ter sido abordado de outra forma mas absorva as experiências negativas ou menos boas de modo a evitar os mesmos erros em futuros projetos. Se olhar para as decisões do passado, rapidamente irá perceber que faria tudo de forma diferente e isto acontece porque aprendeu com o passado, não porque na altura fosse uma profissional menos competente - inexperiência não dita o seu valor.


Ser ambiciosa não é um problema

Ter medo de perguntar diretamente quais as suas chances de uma promoção ou de partilhar uma ideia inovadora que teve são alguns dos resultados do estereótipo de que uma mulher ambiciosa não irá longe. A verdade é que tal como os homens desejam subir na carreira, capturando novos desafios e, claro, melhor remuneração, também as mulheres têm direito a desejar focar-se no seu trabalho e na melhoria das suas qualidade. Se chegou a altura de ser promovida, fale diretamente com as chefias e pergunte qual a chance e quais os passos que deve tomar para o alcançar.


Mais do que se ver como uma mulher empreendedora, é fundamental começar a olhar para si como empreendedora, fim. Lute pelo que quer para a sua carreira, partilhe as suas ideias e opiniões de forma livre e profissional, mantenha-se em constante aprendizagem.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Ser mulher no mundo dos negócios, alguns números interessantes

Truques para melhorar a sua liderança enquanto mulher

Torne-se numa empreendedora realizada


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais