Decida melhor e mais rápido com a ajuda da inteligência artificial


Para além de facilitar tarefas como a gestão de uma equipa, a inteligência artificial está a tornar-se igualmente num segundo cérebro humano que o poderá auxiliar em atividades importantes como a tomada de decisões. À primeira vista pode parecer má ideia deixar esta tecnologia decidir por si, porém, as vantagens são mais do que imagina.


Prever o futuro

Olhar para uma grande tabela de dados e prever os resultados futuros pode não ser completamente impossível mas a inteligência artificial não é só capaz de o fazer em segundos, como através da sua habilidade de aprender e deduzir, poderá oferecer resultados mais realistas. Num curto espaço de tempo, a máquina poderá não só consultar anos e décadas de informação mas igualmente analisar de que modo esta irá transformar-se nos próximos anos e nas próximas décadas. Decida rapidamente qual o tipo de publicidade mais vantajosa, o verdadeiro cliente-alvo, o investimento que terá de fazer no futuro, entre outras decisões sensíveis.


Liberta-o do excesso de decisões

Desde qual o orçamento para o novo projeto até ao que irá tomar ao pequeno-almoço, todas as decisões que toma diariamente cansam o seu cérebro e tornam-no mais suscetível a decisões precipitadas. Permita à inteligência artificial tomar decisões mais rápidas, como encontrar espaço na agenda da equipa para uma reunião, e liberte tempo para as decisões importantes que requerem toda a sua atenção e concentração.


Livre da emoção

A maioria das decisões que tomamos devem ser feitas a partir da lógica e dos factos, não da nossa emoção. Claro que quando falamos de pessoas, a emoção e o instinto são importantes mas deixar a inteligência artificial decidir determinados assuntos não serve somente para libertar tempo mas também para refletir sobre se as suas decisões têm sido as mais acertadas. Talvez o seu gosto pessoal por um cliente o leve a avançar com projetos que poucos benefícios traz à empresa, por exemplo.


Claro que a inteligência artificial nunca deve ser deixada a comandar uma empresa ou a tomar decisões fundamentais mas tente usar a tecnologia disponível para analisar todas as opções, concentrar os dados importantes, ou até tomar iniciativa em pequenas decisões para as quais não é preciso um humano mas sim uma máquina objetiva.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Prepare a sua equipa para a introdução da inteligência artificial

Tudo o que precisa saber sobre a Inteligência Artificial


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais