Descubra se recebeu a proposta de trabalho ideal


Quer seja pelos métodos mais tradicionais de enviar currículos a várias empresas ou através do seu perfil de LinkedIn, idealmente acabará por receber ofertas de trabalho que parecem ideais à primeira vista. Deixamos-lhe algumas questões que deve colocar antes de as aceitar, de modo a compreender melhor se aquela oferta é realmente o que procura.


Qual a sua primeira impressão?

Do mesmo modo que reagimos quando entramos no curso e na universidade que tanto queríamos, receber uma oferta de trabalho deverá ter uma reação semelhante. Se ao ler a carta não se mostra muito motivado ou interessado, isto pode ser um sinal de que a melhor opção é não aceitar a oferta. Acredite nos seus instintos e se puder evite aceitar um emprego que não o fará sentir-se concretizado a longo prazo.


Existe possibilidade de avançar na carreira?

Para além de procurar um cargo que o satisfaça, é importante ter em conta a possibilidade de avançar dentro da nova empresa. Se o cargo em causa lhe prometer o mesmo tipo de trabalho e remuneração até ao final da sua estadia, então poderá ser melhor tentar esperar por uma oferta que lhe traga possibilidades de crescer enquanto profissional.


São os benefícios aceitáveis?

Remuneração, tempo de férias, ou até a existência de bónus são fatores que deve ter em conta. O ordenado prometido pode ser de grande valor à primeira vista mas precisar de um determinado objetivo alcançado, podendo tornar-se difícil de conseguir o que deseja todos os meses. Por outro lado, a remuneração pode não ser o que esperava mas existir a oportunidade de crescer, atingir objetivos razoáveis ou conseguir um bom seguro de saúde. Balance os prós e os contras gerais.


O ambiente de equipa é bom?

Este ponto pode ser difícil de estudar mas deve tentar ao máximo perceber como é o ambiente em equipa - se este é amigável ou nocivo. Tente encontrar antigos membros ou procure o nome da equipa atual, verificando um pouco dos seus perfis LinkedIn, por exemplo. Por vezes, uma má relação entre a equipa acaba por levar a baixa produtividade e elevado nível de stress que tornará esta oferta algo que não deve aceitar.


Está investido na cultura da empresa?

Para além de pensar no seu crescimento pessoal, deverá ter em conta o quanto deseja o crescimento da empresa para a qual irá trabalhar. Acredita nos seus objetivos? Gostaria mesmo de fazer parte das suas conquistas, ajudando nelas e fazendo de tudo para evitar derrotas? Se tiver a oportunidade deve considerar o quanto realmente quer aceitar a proposta de trabalho.


Reflita sobre os benefícios, as vantagens e as desvantagens da oferta que recebeu e não aceite qualquer proposta pelo simples facto de que esta lhe foi feita. Em qualquer relação de trabalho, o desejo de trabalhar juntos deve sempre partir de ambas as partes.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Ultrapasse os seus medos quando vai a uma entrevista

Dicas para brilhar na sua entrevista

Como se preparar para um entrevista via videochamada (Skype e outros)


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais