Coisas que deve evitar enquanto empreendedor


Se tem o objetivo de se tornar num empreendedor de sucesso deve manter-se em constante aprendizagem enquanto trabalha arduamente até concretizar os seus objetivos. Deve encontrar-se aberto a novas aventuras e aprender a tomar riscos, a saber contratar e a rodear-se dos melhores profissionais. Tudo isto irá ajudá-lo a crescer mas é igualmente importante descobrir do que se deve manter afastado.


Relaxar demasiado

Seja porque finalmente conseguiu marcar presença naquele evento importante ou porque conseguiu aquele cliente que há tanto desejava, um bom empreendedor nunca baixa os braços. Claro que descansar é importante mas nunca deve pura e simplesmente relaxar por completo. Existem sempre novos desafios que devem ter estudados.


Recusa na mudança

Ser empreendedor não é uma profissão comum e requer alguns traços muito específicos, um deles, a necessidade de estar em constante mudança: novos projetos, novos parceiros, novos objetivos, novas rotinas. Perceba como se pode desafiar a si mesmo, levando-o a quebrar a próxima barreira e a construir novos objetivos e novos sonhos.


Demasiada negatividade

Especialmente vinda daqueles que nos rodeiam, negatividade em excesso é sempre ingrediente de insucesso. Ser realista é importante e saber analisar concretamente os problemas é fundamental a um bom empreendedor, por isso, evite trabalhar com profissionais negativos e tóxicos, incapazes de avançar por ficarem presos no lado negativo de tudo o que encontram.


Relações tóxicas

À semelhança do ponto acima, é fulcral evitar socializar com pessoas que estão constantemente a rebaixá-lo ou a insultar os seus projetos, a pedir que desista ou que mude de área profissional. Não se deixe desencorajar por pessoas que gostariam de estar no seu lugar ou que julgam estar num patamar tão acima ao seu que se recusam a vê-lo como igual. Procure criar laços pessoais e profissionais com aqueles que o respeitam e que respeitam o seu trabalho.


Tendência de desistir

Evite rodear-se de profissionais que ao mínimo problema desistem do projeto. Ser empreendedor requer persistência e desejo de ultrapassar os mais difíceis dos obstáculos. Se tem um objetivo, faça tudo para o alcançar. Talvez a melhor opção seja desistir de determinado projeto, mas nunca sem dar luta.


O mundo do empreendedorismo está repleto de perigos e de obstáculos difíceis de ultrapassar mas a verdade é que muitos deles não estão nos projetos ou nos estranhos com que nos relacionamos mas sim nos nossos clientes, parceiros e colegas de trabalho. Esteja atento e construa um ambiente saudável à sua volta.


OUTROS ARTIGOS:

Saiba porque é que as empresas se recusam a abandonar o Facebook

Como tornar o seu escritório mais verde


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais