Dicas para inovar da forma certa


Inovação é aquilo que mantém as grandes empresas vivas seja através de nova tecnologia nunca antes vistas ou melhoramentos consideráveis na tecnologia já existente. É a inovação que nos permite avançar enquanto sociedade, abrir novas áreas de estudo, melhorar a nossa qualidade de vida e incentivar a nossa criatividade. Seja a longo ou curto-prazo, todas as empresas devem ter a necessidade de inovação em mente ainda que esta não seja fácil de concretizar.


Não tem de mudar o mundo

Produtos inovadores são quase a especialidade das startups. Nascidas recentemente, estas empresas precisam de um produto chave que convença as pessoas a acreditarem no potencial de um negócio que provavelmente ainda não possui conquistas relevantes anteriores. Por isso, elas devem ficar-se na inovação a curto-prazo, no melhoramento de um produto bastante usado ou na criação de um que combate alguma falha na sociedade, que facilite a sua vida. Com o tempo quem sabe, a sua pequena invenção poderá tornar-se num negócio milionário como o caso do Facebook (inspirado no seu antecessor MySpace) ou da Google (“somente” mais um motor de busca na altura em que foi criado).


Prepare-se para financiar

Basta olhar para a Space X, por exemplo, para perceber que a inovação raramente é barata. Numa fase inicial, ela requer financiamento que suporte as derrotas, que serão muitas até se chegar ao produto final. Antes de se lançar num novo e complexo desafio, preocupe-se em conseguir uma fonte estável de financiamento, sejam eles business angels ou fãs de uma campanha crowdfunding.


Não desista

Para além dos eventuais financeiros que a inovação pode acarretar para si, é provável que chegue a vários impasses, começando a questionar-se se o produto conseguirá ou não sair do papel. Por mais dúvidas que tenha, se possui um projeto com boas bases não desista de o concretizar. Como diz o ditado “Roma não foi construída num dia” e é importante não desmoralizar assim que aparecerem os primeiros obstáculos.


Não se foque imediatamente no lucro

A pressão de criar algo que lhe traga grande lucro será um dos seus piores inimigos, obrigando a apressar etapas para atingir um fim que não é o melhor quando se fala em inovação. Inovar leva tempo, consome recursos e dinheiro, e o lucro virá sempre posteriormente, muitas vezes a longo-prazo.


Se pretende realmente criar algo inovador, prepara-se para um caminho repleto de obstáculos que terá de ultrapassar sem perder a sua paixão pelo que faz. Junte a melhor equipa, construa um bom plano, conseguia clientes e investidores interessados na sua ideia, e inove.


OUTROS ARTIGOS:

Tendências para apps de sucesso nos próximos anos

Saiba porque é que as empresas se recusam a abandonar o Facebook


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais