Dicas para jovens empreendedores


Quer sejam empreendedores que procuram dar os primeiro passos depois da universidade ou profissionais que decidiram tornar-se empreendedores recentemente, este artigo destina-se a todos aqueles que começam o caminho no mundo do empreendedorismo. Se existem vários desafios para quem já se encontra neste universo, a verdade é que para quem começa, os obstáculos são ainda maiores.


Objetivos executáveis

Estar no topo da sua área de mercado deve ser sempre o seu objetivo mas nunca o único objetivo pois este, caso seja concretizável, demorará vários anos, podendo tornar-se mais um pesadelo do que um sonho. Se está a começar, é importante dar passos curtos, para um objetivo mais pequeno, seguido de um objetivo ainda maior, e por aí adiante. Desenhe um objetivo para o próximo ano e comece por aí. No final, sentir-se-á concretizado e conseguirá facilmente motivar a sua equipa a continuar consigo e a dar o melhor que tem.


Construa uma rotina

Acordar à mesma hora ou almoçar à mesma hora são pequenas rotinas que o irão ajudar a organizar melhor o tempo. Claro que haverá dias em que estas rotinas terão de ser adaptadas mas é fundamental ajudar o seu cérebro a saber quando é tempo de trabalhar e quando é tempo de fazer outras atividades menos exigentes.


Reflita sobre como ser mais produtivo

Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, outras pela madrugada. Reflita sobre em que alturas do dia e da semana é mais produtivo e aproveite ao máximos estes períodos de tempo.


Evite mergulhar no trabalho

A vontade de levar o seu projeto à frente pode acabar por consumir todo o seu tempo. Evite trabalhar 24 horas por dia e retire algum tempo para si e para o que mais gosta de fazer. Existirão alturas em que não se poderá dar ao luxo de relaxar mas aproveite enquanto isso é possível.


Não perca o ânimo

Mesmo em tempos difíceis, nunca perca o ânimo. Aprenda a tirar o maior partido dos erros que vai cometendo ao longo do tempo e transforme o negativo em oportunidades de aprendizagem. No final ainda está a dar os passos iniciais e ninguém acerta à primeira.


Não tenha medo de tentar e de falhar. Aprenda com os erros e adapte-se às suas necessidades conforme o seu projeto vai crescendo. Fale com outros empreendedores, beba da sua experiência e concretize a sua ideia da melhor forma possível.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Seja mais produtivo, a Ciência explica-lhe como

Como melhorar a produtividade da sua equipa remota


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais