Os drones como vantagem competitiva


Que os drones são o futuro já todos sabíamos, mas que envolve-los no processo empreendedor poderia gerar uma vantagem competitiva, isso já é uma relativa novidade.

 

É claro: por si só os drones não representam uma vantagem, mas o que eles são capazes de fazer pode ajudar a construir essa diferença: em termos de recolha de informação, promoção de segurança dos trabalhadores, poupança ou lucros.

 

De facto, uma novidade não dura para sempre, e neste ponto os drones já não são propriamente a “notícia de última hora”, no entanto, a exploração das suas potencialidades ainda está agora a começar. E se a sua empresa está a considerar utilizar drones no futuro próximo, eis quatro conselhos de que não pode prescindir se os quer tornar numa verdadeira vantagem competitiva.

 

Estabeleça raízes fortes para as operações de drone

Se não estabeleceu um sistema para a utilização de drones vai rapidamente perceber que está a desperdiçar tempo, dinheiro e recursos. Mas como fazê-lo?

- Standardize operações e assegure-se de que os processos mais eficientes e seguros estão a ser seguidos;

- Faça a gestão dos seus pilotos;

- Faça a gestão do equipamento, especialmente se tiver operações em mais de um local;

- Planeie e estruture operações.

 

Entenda o que o mercado necessita

Apesar de, como referimos anteriormente, os drones não serem já uma novidade, é incrível a quantidade de pessoas que os pensam como um simples instrumento de fazer filmes bonitos. As suas potencialidades são imensas e variadas, pelo que é essencial pensar o que o seu mercado necessita realmente deles. Poupar dinheiro em operações? Otimizar processos datados? Ter acesso a novos dados e informações? Criar produtos novos? Estas questões vão ajudá-lo a perceber como se vai processar a sua operação de drones – os sensores que necessita, o software de processamento de dados, os pilotos, os especialistas. Lembre-se que uma empresa especializada em captação de imagem e vídeo para entretenimento tem necessidades e objetivos bem distintos de uma empresa de segurança ou inspeção.

 

Contrate ou crie especialistas

Evidentemente, a sua qualidade será julgada pelos resultados que for capaz de produzir. Se trabalhar numa empresa grande, poderá ter muitas utilizações para os drones, pelo que fará sentido investir em formações e treinos para a equipa, de modo a criar especialistas internos no equipamento.

 

Inove

Uma das grandes vantagens dos drones é que as suas utilizações são tantas que, provavelmente, ainda não descobrimos metade delas. E isto pode ser uma oportunidade: quando lançar uma operação segura e eficiente de drones, pense para consigo – como poderei usar os drones para um novo propósito no meu negócio? Esta sim, poderá ser a sua grande vantagem competitiva perante a concorrência.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ideias de Negócio com Drones

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais