Estes empreendedores provam que “sucesso” é um conceito subjetivo


É impossível não escapar ao receio de que o novo projeto que iniciou vá cair no esquecimento. E se está a dedicar a sua vida a uma ideia que não o levará ao sucesso? Este é um medo normal mas que é importante ser ultrapassado, especialmente porque a ideia de sucesso é diferente de empreendedor para empreendedor. Será o sucesso tornar-se milionário? Ou poder seguir o caminho com que sempre sonhou?

Sucesso é ser eu mesmo
Lori Cheek, CEO da Cheekd, afirma que o sucesso para si é a oportunidade de passar a vida a fazer o que adora, numa mistura entre trabalho e lazer: “Eu já não tenho um emprego, tenho um estilo de vida em que milagrosamente estou sempre a trabalhar, mas nunca fui tão feliz porque faço o que gosto”.

Sucesso é ter clientes felizes
Mais do que trabalhar para fins próprios, o que faz Bob Ellis da Bavarian Clockworks sentir-se concretizado, é o facto de saber que quem o procura se torna num cliente feliz: “Defino o sucesso baseado no quão felizes estão os clientes. Se eles regressam para fazer negócio connosco, se recomendam a nossa marca a alguém, ou se escrevem reviews positivas da nossa companhia, então sei que fiz algo de certo. Para mim, obter sucesso é ir de encontro às necessidades do cliente”.

Sucesso é resolver um problema
Fazer a diferença no mundo e resolver problemas do quotidiano é a missão de Andy Jackson, CEO da MuscleSound: “A minha definição de sucesso é criar uma empresa real para resolver um problema real, com uma missão em que todos os membros da minha equipa acreditam.”

Sucesso é criar uma empresa com futuro
Por outro lado, Chris Gronkowsk (dono da Everything Decorated e da Ice Shaker) partilha uma ideia de sucesso um pouco mais tradicional. Para ele, “sucesso é pensar numa ideia e torná-la numa companhia rentável (...) que crie rendimentos suficientes para sustentar a tua família”.

Sucesso é equilíbrio
Equilíbrio mental, espiritual e financeiro é o que define sucesso para a fundadora do ContentPark, Kimberly Barnes. Segundo a mesma: “O sucesso não pode ser medido pelo que está no teu bolso ou na tua garagem. Na realidade, é uma medida do teu bem estar na vida - a tua saúde emocional, física, espiritual, e financeira.”

Sucesso é descobrir o nosso talento
Mary Kaarto, fundadora do MaryKaarto.com, revela que a sua ideia de sucesso está assente na sensação de saber que encontrou o seu dom: “Sucesso, para mim, é descobrir a minha paixão e o meu propósito”.

Obter sucesso com o seu projeto não tem necessariamente de significar fazer dinheiro e tornar-se rico. É importante refletir e perguntar-se o que deseja alcançar, focando a sua energia nesse objetivo. Como pôde ler acima, a ideia de sucesso depende de pessoa para pessoa e o que importa, é sentir-se realizado ao fim do dia.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Segredos que os jovens empreendedores devem conhecer desde o início
Saiba a importância de criar prazos

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais