Empreendedorismo Científico


É uma das tendências silenciosas do empreendedorismo, mas o mais provável é que comece a ouvir falar dela muito brevemente: abram alas para o Empreendedorismo Científico.

 

Impulsionados tanto por boas ideias como pela necessidade de uma alternativa às suas bolsas de estudo (por vezes precárias), os jovens investigadores e cientistas viram-se cada vez mais para o desenvolvimento de projetos que não só apoiem o seu currículo como ajudem a suportar os seus custos de vida e a proporcionar novas oportunidades profissionais. Subitamente, o percurso do ensino ou um trabalho na indústria não são os únicos caminhos possíveis havendo já alguns empresários bem-sucedidos que mostram que é possível fazer parte do mundo das publicações científicas enquanto, ao mesmo tempo, comercializam as suas descobertas.

 

É certo que existem várias barreiras ao empreendedorismo académico ou científico, sendo a primeira delas a mistura raríssima de habilidades que requer: por um lado, os atributos dos cientistas tradicionais, incluindo o impulso interno, o rigor e as habilidades técnicas, e por outro os atributos dos empresários tradicionais, como a capacidade de reconhecer oportunidades de negócios e criar valor para o cliente. Adicionalmente devemos levar em conta o facto de, de um modo geral, ser esperado que os estudantes de Doutoramento ou outros que tais se dediquem à sua investigação a tempo inteiro, não extravasando para outras atividades.

 

Estas são limitações reais, mas vale a pena recuperar alguma inspiração: o número de patentes, licenças e empresas spin-off criadas por académicos e investigadores tem aumentado em grande volume. De facto, segundo um estudo publicado em 2009 Instituto de Tecnologia da Massachusetts (MIT), os ex-alunos da instituição criaram 25.800 empresas ativas com vendas anuais mundiais de que ultrapassaram os 2.000.000.000.000 de dólares.

 

Posto isto, muitas universidades decidem hoje apoiar o empreendedorismo académico ou científico através de cursos ad hoc e dando acesso a escritórios de partilha de tecnologia, incubadoras de empresas e parques tecnológicos de inovação.

 

A oportunidade está aí.

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais