Ter uma equipa que o desafie tem as suas vantagens


Existem inúmeras vantagens de possuir uma equipa que se sinta à vontade para partilhar as suas opiniões sejam elas favoráveis ou não ao seu modo de ver determinado assunto. Ser desafiado não tem de ser tido como um ataque pessoal e aqui explicamos-lhe porquê.


Possibilidade de conhecer outras perspectivas

As experiências de vida e o conhecimento acumulado permitem-lhe ter determinadas perspectivas sobre diversos assuntos, no entanto, outras pessoas, com outras experiências, terão muitas vezes perspectivas diferentes e é possível que estas abram caminho para novas estratégias e novos métodos de trabalho. É importante manter uma mente aberta e tentar recolher a opinião de profissionais em quem confie - quem sabe eles terão a solução que tanto procura.


Menos probabilidade de tomar decisões erradas

Uma equipa que não esteja à vontade para o alertar, irá manter-se à parte mesmo quando percebe que as suas decisões estão a colocar em risco a empresa. Talvez tenha uma forma mais bruta de comunicar com a equipa, talvez esteja a insistir em estratégias que deixaram de funcionar, ou talvez insista em continuar com clientes que não pagam ou cujas parcerias já não são benéficas. Uma equipa que o desafia, irá confrontá-lo com estas realidades, evitando que se perca em maus hábitos.


Manutenção de uma cultura saudável

No final de tudo, ter profissionais que discordam consigo é garantido. A questão está no facto de eles terem a liberdade e o incentivo de comunicar essas discordâncias da melhor forma, sabendo que o podem fazer sem ameaças de despedimento ou outras consequências negativas. Uma cultura saudável pede esse nível de liberdade tanto para com a chefia, quer para com a restante equipa, garantindo que todos tomam as melhores decisões.


Cultive uma equipa capaz de partilhar os seus pontos de vista de forma saudável. Nem todas as suas decisões devem seguir somente o que a equipa pensa mas é fulcral que tenha em consideração as suas perspectivas. Junte o conhecimento de todos e tenha a certeza que segue pelos melhores caminhos.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como lidar com conflitos dentro da sua empresa

Como lidar profissionalmente com as pessoas de quem não gosta


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais