Estes são os erros a evitar durante as entrevistas de emprego


Na hora de ser contratado, ter um currículo impressionante não o irá ajudar se a sua etiqueta for a menos correta. Para além de o avaliarem profissionalmente, você será observado enquanto indivíduo e deve ter um cuidado especial com algum aspetos.

Chegue a horas
Idealmente, deve estar presente cerca de quinze minutos antes da hora marcada. Deste modo, garante que não se atrasa e mostra empenho e dedicação ao seu futuro chefe. Se, por algum motivo, como trânsito anormal, perceber que vai chegar tarde, ligue e avise. Contudo, cuidado para não chegar demasiado cedo, pois isto pode levar quem o entrevista a sentir-se pressionado, acabando por começar com uma má impressão sua.

Olhe para todos os presentes
Quer por perceber que um dos presentes possui um cargo superior ou porque somente uma das pessoas da sala o está a entrevistar, pode acontecer cair no erro de dirigir o seu olhar apenas para uma pessoa. Quando responder às perguntas, não se esqueça que, no final, todos os presentes irão influenciar a decisão e que poderá muito bem estar a ser analisado para compreenderem como são as suas capacidades de comunicação, essenciais, por exemplo, a reuniões com futuros clientes ou parceiros.

Vista-se para a ocasião
Se está numa entrevista de emprego para uma startup de guias turísticos para amantes do surf, escolher um fato e gravata pode não ser o traje mais apropriado. Semelhantemente, se estiver a candidatar-se a um cargo numa empresa mais tradicional, vestir calças de ganga e uma t-shirt pode conceder-lhe um “não” imediato. Outros aspetos de vestuário que deve ter em atenção são o perfume (evite aromas fortes), a joalharia, o calçado (use algo silencioso), e até a maquilhagem.

Seja simpático
Se formos realistas, o seu futuro cargo será certamente um em que o obriga a conviver com outros colegas. Por isso, é habitual que quem o entreviste o coloque de lado se perceber que não será fácil trabalhar consigo. Sorria, seja simpático, não use o telemóvel, mantenha uma postura profissional - tudo isto contará para a decisão final.

Comunique eficazmente
Os nervos são o seu maior inimigo, especialmente em situações delicadas como esta. Porém, é fundamental que responda assertivamente às perguntas colocadas e que fale num tom audível (nem demasiado alto, nem demasiado baixo) e perceptível (não sussurre e mantenha uma boa dicção). De igual modo, evite falar por cima ou interromper quem o entrevista.

Não destrate as formas modernas de entrevistas de emprego
Com o aumento do número de empresas cujos funcionários trabalham a partir de casa, é frequente que a sua entrevista aconteça via telefone ou videochamada. O ambiente torna-se mais casual mas não se esqueça que a importância deste momento é igual à de uma entrevista num escritório. Atenda a chamada atempadamente, vista algo mais formal e tenha em atenção o que está atrás de si (no caso de uma entrevista por videochamada, por exemplo, via Skype), e escolha um local silencioso.

Com empenho tudo é possível. Construa um currículo ideal, apresente-se com dedicação e simpatia, e conquiste quem o irá contratar. Mostre que para além de um bom funcionário, será uma mais valia ao crescimento da empresa.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Vantagens de ter um mentor
Prepara-se para as tendências das redes sociais para 2018

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais