Erros simples que irão colocar a sua empresa em risco


Todos sabemos que subir é difícil enquanto descer é fácil e esta é uma verdade que se aplica a vários temas, incluindo o empreendedorismo. Qualquer erro, por mais banal ou simples que seja, pode prejudicar a sua empresa profundamente, podendo até em casos extremos traduzir-se no seu fim. Por isso, tenha extra-atenção a algumas situações e não seja apanhado desprevenido.


Seguir puramente o seu instinto

Está a pensar no seu novo produto, cujo êxito ou fracasso terá um grande impacto na sua empresa. Idealmente deve testar a recepção deste produto ao compará-lo com a concorrência ou usando as redes sociais ou até Kickstarters para perceber qual será o resultado. Contudo, alguns profissionais optam por seguir simplesmente o seu instinto, lançando para o mercado produtos e serviços que ninguém realmente deseja, fracassando rapidamente.


Julgar que conhece tudo

Ser arrogante ou ter um ego demasiado grande pode levá-lo a rejeitar conselhos importantes de séniores e colegas somente pelo facto de julgar que conhece tudo e que a opinião alheia está, consequentemente, errada. Deve possuir uma mente aberta e analisar todos os conselhos, percebendo se de facto existe ali um elemento que se aplica ou não à sua empresa, de modo a não cair em erros facilmente evitados.


Dar mais importância a amizades do que a conhecimento

Se é dono de uma empresa é normal que os seus amigos e familiares tentem trabalhar para si, procurando um trabalho estável com alguém em quem confiam. Contudo, este candidato pode estar longe das necessidades da sua empresa, e contratá-lo em detrimento de um profissional capaz pode prejudicar a sua empresa gravemente. É natural querer ajudar quem o rodeia mas tenha sempre em atenção as funções que lhes oferece.


Desistir facilmente

Os desafios serão muitos e a última coisa que deve fazer é desistir. A maioria das grandes empresas têm histórias de fracasso somente ultrapassado pela dedicação das chefias e da equipa, capazes de ultrapassar a adversidade e perceber como podem lutar contra os problemas de forma eficaz. Inspire-se nos grandes líderes e não desista sem dar luta.


Acreditar de que não precisa de investidores

O crescimento pode estar a acontecer mas ele irá estagnar, é um passo normal. Nestes casos muitos profissionais recusam-se a aceitar ajudas extras, levando empresas a fechar por falta de financiamento. Deve sempre ponderar as ofertas mas nunca se feche a possíveis investidores e até, porque não, a programas como os kickstarters.


Errar é natural mas deve evitar erros que levem ao fim do seu sonho. Nunca deixe de aprender, vá a palestras e leia entrevistas sobre os grandes empresários, descobrindo o modo como eles cresceram e ultrapassaram os muitos desafios que um dia você irá enfrentar.


OUTROS ARTIGOS:

Dicas que podem fazer a diferença no conteúdo das redes sociais

Como recompensar os melhores clientes eficazmente


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais