Espaços de Cowork: os escritórios do futuro


Os espaços de coworking são, em certa medida, a imagem chapada do estereótipo que tem na cabeça: café gratuito sempre à mão, sofás para descansar, zonas de lazer e jogos e um mar de pessoas jovens a trabalhar nos seus computadores pessoais.

 

No entanto, e apesar destes benefícios supracitados serem evidentemente importantes para criar um ambiente de trabalhão saudável, a verdade é vai mais fundo do que isso: os espaços de coworking são os novos escritórios – cada vez menos as empresas querem fechar-se no seu próprio espaço e cada vez mais estão abertas à experiência de um ambiente colaborativo onde partilham experiências, trabalhos, quotidianos e dores de cabeça com outros empreendedores.

 

As razões para que isto esteja a acontecer são várias, mas a primeira é bastante óbvia: trabalhar num espaço de coworking é muito mais barato do que alugar um escritório próprio. Apesar de haver opções para todos os bolsos, há vários espaços de cowork a oferecer preços apelativos que valem mais a pena do que estar fechado em casa a trabalhar sozinho ou roubar diariamente o wifi do seu café.

 

A segunda razão é o acompanhamento do processo evolutivo de uma startup. Ora uma nova empresa não é estática, e os espaços de cowork são especificamente construídos para serem flexíveis e, de alguma forma, acomodar o crescimento.

 

A terceira razão é que um espaço de cowork tem já prontos a utilizar equipamentos ou ajudas que nem imaginava que ia precisar: por exemplo, ajudas com incentivos ou finanças ou o privilégio de poder trabalhar com equipamentos de impressão de alta qualidade.

 

A quarta razão já foi brevemente mencionada, mas não pode ser menosprezada. Os coworks são os reis do networking, e o seu ecossistema de equipas é incrivelmente diverso – o que pode significar futuras colaborações, parcerias ou amizades profissionais.

 

A última razão é talvez uma das mais importantes: a necessidade de se rodear de energia positiva no momento tão crucial e por vezes difícil que é o arranque de uma empresa. Vão haver momentos de dúvida, quando vai querer desistir. Ao rodear-se de pessoas trabalhadoras, inteligentes e inspiradoras vai estar a combater da melhor forma os desafios e obstáculos que criar uma empresa pode criar.

 

Os benefícios são tantos que o mais difícil é perceber como é que não há mais empresas a optar por esta solução.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como trabalhar em Espaços Cowork

Como abrir um Espaço de Cowork

Espaços de Cowork em Portugal

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais