O que saber antes de investir no mundo dos e-sports


Se está à procura de uma nova área de investimento, uma nova aventura, então os e-sports podem ser a opção ideal para si. Popular especialmente no seio da Geração Z, a modalidade de e-sports é composta pela profissionalização dos jogadores de computador e consolas, através de várias competições nacionais, internacionais e até mundiais. Pode parecer uma brincadeira de crianças, mas tal como aconteceu com outros desportos no passado, os e-sports estão a crescer e a gerar não somente fãs como milhões de euros para aqueles que conseguem investir neste campo.


Ainda não está convencido? Sabia que em 2016 a final do Campeonato de League of Legends angariou 46 milhões de espectadores enquanto que as finais da NBA arrecadaram somente 30 milhões? Se está preocupado com os lucros, bem, em 2017 o famoso Dota 2 conseguiu um prémio monetário de 24 milhões de dólares para os campeões!


No entanto, como facilmente compreende, estes profissionais gostam de ser tratados como tal e existem vários detalhes que deve saber antes de aceitar este desafio.


Nem tudo é por causa de dinheiro

Tal como outros desportos no passado, os e-sports nasceram do amor que os jogadores têm à camisola: por jogar com amigos e conhecer novas pessoas que partilham da sua paixão. Claro que eles trabalham igualmente por dinheiro, mas não os deve tratar como a maioria dos grandes atletas. Mais do que o lucro, os atletas de e-sports preocupam-se com o modo como agentes e investidores comunicam com eles enquanto pessoas, fugindo se sentirem que a ganância é mais importante que o crescimento da modalidade.


Gamers são profissionais

Esta pode ser o elemento mais difícil de você ultrapassar. A maioria de nós cresceu a ouvir que “jogos são para crianças” e infelizmente é um sentimento que ainda perdura nas gerações mais velhas. Mesmo que seja desta opinião, terá de aprender a tratar os jogadores como profissionais pois aquilo que mais repelem é alguém a ser condescendente. E lembre-se, muitos destes atletas irão dar-lhe mais lucro que qualquer outra “profissão de adultos”.


O que faz de um gamer um profissional

É natural ter as suas dúvidas e talvez o melhor seja conversar casualmente com os próprios protagonistas dos e-sports. É importante perceber que mais do que entretenimento, estas pessoas possuem capacidades de coordenação e inteligência necessárias para qualquer desporto. Estude o que torna um jogador comum num profissional e mostre-se interessado em ajudar a equipa com quem trabalha a melhorar essas capacidades.


O mundo está em constante mudança e é fundamental manter-se a par das novas tendências e dos novos nichos de mercado. Mantenha-se aberto a novas ideias e a outras formas de ver o mundo, e aproveite aquilo que os e-sports têm para lhe oferecer. Seja na criação de uma equipa, na venda de merchandising para uma equipa já existente ou até na organização de um evento, nunca se esqueça destes conselhos.


OUTROS ARTIGOS:

O que deve saber sobre a Geração Z

A forma eficiente de combater o seu pior inimigo, o stress


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais