O Facebook Live está a tornar-se numa ferramenta indispensável


As redes sociais são uma ferramenta fundamental no marketing de uma empresa, disso ninguém tem dúvida. O Twitter, o Instagram e o Facebook são canais de comunicação que a maioria dos consumidores usam regularmente, isto não esquecendo o grande impacto que o Youtube tem tido nos últimos anos. Contudo, o Facebook possui uma aplicação que está a revolucionar o modo como as empresas partilham os seus produtos online - o Facebook Live.

 

Como o nome indica, o Facebook Live é uma ferramenta que permite ao utilizador partilhar conteúdo vídeo ao vivo, tendo ainda a possibilidade de comunicar com outros utilizadores em tempo real. Se tivermos em conta os milhões de pessoas que visitam regularmente esta rede social, é fácil compreender a importância e a ajuda que pode ter na sua empresa.

 

No entanto, é necessário saber cativar o público. Afinal, o conteúdo será criado ao vivo e não existem segundas oportunidades. Por isso, aqui ficam algumas dicas de aspetos que deverá ter em atenção se quiser mergulhar neste novo mundo.

 

1. Anuncie o seu evento online

Se o intuito é o de trazer mais utilizadores à sua página, é importante que anuncie com antecedência que vai estar ao vivo, a que horas e qual o conteúdo que podem esperar. Partilhe uma ou mais publicações dias ou até mesmo semanas antes, suscitando curiosidade e interesse. Outra coisa que pode fazer, é planejar um evento semanal ou mensal, garantindo que as pessoas sabem quando podem esperar novos conteúdos - um Podcast sobre os novos produtos, por exemplo.

 

2. Comece o livestream à hora marcada

Primeiramente, os utilizadores que chegarem à hora não vão querer esperar pelo início do evento. Se ele está agendado para às 14h30, eles até podem permanecer na página durante alguns minutos mas irão perder rapidamente o interesse ou irão pensar que o evento não vai acontecer. Em segundo lugar, comece o livestream mesmo que não tenha espectadores. As pessoas têm uma tendência natural a participar em eventos que já estão a decorrer e onde não têm de esperar para poder ver o conteúdo ou interagir com os apresentadores.

 

3. Divirta o espectador

Planeie podcasts interativos, Q&As, leia comentários, fale com quem está a interagir com o livestream. Ofereça ao consumidor uma experiência “cara a cara”, direta e amigável. Ele irá interessar-se em si e ficará mais suscetível a adquirir os seus produtos.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Facebook para Empresas

Facebook Canvas

Como dominar as promoções do Facebook

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais