De freelancer a empreendedor, uma transformação cada vez mais comum


A facilidade em trabalhar a partir de casa e o número de pequenos projetos que pode aceitar enquanto freelancer, permitem a muitos profissionais deixarem o seu full-time para se centrarem em outras opções que os satisfaça profissionalmente. Com dedicação e boa organização, é possível dar passo a passo para se transformar num empreendedor de sucesso.


Organize-se financeiramente

Com o seu full-time e freelance provavelmente já tem possibilidades de poupar e isto é fulcral. Inicie uma poupança para que consiga de facto avançar com o seu projeto pois inicialmente terá de se focar mais no investimento que no lucro. Claro que pode sempre pedir ajuda a investidores ou até aos seus eventuais clientes através de uma campanha de crowdfunding, mas até para dar este passo será necessário investimento seu.


Crie um plano de investimento

Como referido acima, qualquer que seja a sua fonte de investimento, será sempre necessário algum rendimento para avançar com o projeto. É fundamental deixar delineado desde o início o que irá depender de dinheiro, como a criação do seu website (essencial na sua estratégia de marketing), tratar da burocracia inerente à criação de uma empresa, material de promoção como panfletos, remuneração da equipa, e despesas extra como algum percalço ou investimento surpresa.


Organizar a sua equipa

Mesmo antes de pensar em como organizar a equipa deve questionar-se se precisa sequer de uma. Dependendo do trabalho pode acontecer que você consiga tratar dos clientes sem ajuda ou, se de facto for necessário uma mão extra, será que somente uma pessoa a mais não é o suficiente? Organize bem o trabalho que terá pela frente, as várias funções e tarefas que terão de ser executadas e comece a dividir tudo isso por si e por outras pessoas imaginárias (ou profissionais que já tenha em mente e até amigos ou familiares), mas tenha atenção pois deve começar sempre com o mínimo de membros possível para que consiga garantir não somente remuneração estável mas igualmente aumentos ou outro tipo de regalias a quem começar esta aventura consigo. Trate muito bem das primeiras pessoas a serem contratadas pois o seu apoio será fundamental ao sucesso do seu negócio.


Prepare-se para aquilo que será certamente um dos grandes passos da sua vida, se não o maior. Deixar o seu full-time para iniciar algo tão incerto quanto uma nova empresa nunca é fácil, e sempre um risco, mas se for bem planeado e tiver uma boa ideia de negócio, idealmente já com alguns clientes ou interessados, verá que num futuro próximo essa mudança terá sido a ideal. Muitos são os profissionais que embarcam nesta transformação, e muitos são aqueles que atingem assim o sucesso.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Dicas de como se tornar um freelancer mais produtivo

Enquanto Freelancer descubra como distinguir maus clientes

Erros que deve evitar enquanto Freelancer

Startups que pode começar enquanto permanece no seu trabalho atual


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais