Iremos no futuro ter três dias de folga


A possibilidade de ser adicionado um dia aos dois obrigatórios de folga espalhou-se pelo mundo, sendo uma prática já implementada em algumas empresas, contudo, o conceito acabou por não ficar claro para muitos empreendedores, por isso, tentamos aqui explicar-lhe o que significa ter mais um dia de folga e quais as vantagens e desvantagens deste modo de trabalho.


O que significa um dia extra de folga?

Essencialmente, este método de organização mantém as mesmas horas de trabalho que já existiam mas em vez de as dividir pelos cinco dias, espalha-as para quatro ou menos dias. No final, ainda que a equipa tenha mais um dia de descanso, isto significa que ela terá de trabalhar algumas “horas extra” para compensar. Não trabalhamos menos, somente organizamos essas horas de forma diferente e que seja mais conveniente à equipa e à empresa por diversos motivos.


Quais as vantagens?

A principal vantagem é o facto de existir mais um dia de descanso que permite a diminuição dos níveis de stress e o aumento considerável da saúde mental e física do profissional. Isto é ideal para quem gosta de viajar ou de aproveitar os dias para exercer passatempos que ocupem longas horas do dia.


Quais as desvantagens?

A maior carga de trabalho diário pode ser algo que muitos profissionais não se importam de adotar mas para outros pode não ser uma opção viável. Uma das razões são as longas viagens entre casa e trabalho que obrigam os profissionais a levantarem-se algumas horas mais cedo ou a chegarem a casa demasiado tarde. Este elemento é especialmente importante para os pais que compreensivelmente gostam de passar tempo com os filhos.


Este é um conceito relativamente novo e que certamente não será adotado pela maioria das empresas nos próximos anos mas é algo a pensar e a apresentar à sua equipa. Numa altura em que é tão importante lutar pela felicidade de quem trabalha consigo, evitando que o deixem por uma empresa melhor, é necessário que perceba até que ponto a equipa estaria ou não interessada neste modelo de trabalho. Quem sabe, poderia deixá-lo como opcional.


OUTROS ARTIGOS:

O que considerar antes de desistir do seu projeto

Melhore a sua produtividade em 2019


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais