Hábitos matinais que prejudicam a sua produtividade


Para um dia bem produtivo é importante começar da melhor forma mas existem alguns erros que pode estar a fazer involuntariamente e que irá minar o resto do seu dia, por mais banais que possam parecer.


Beber café pela manhã

Fundamental para várias pessoas, o café tem alguns efeitos potencialmente negativos. Um deles é o facto de aumentar os níveis de cortisol, um químico diretamente ligado ao stress. Ora os níveis naturais de cortisol tendem a estar elevados pela manhã e ao beber café, irá aumentar consequentemente os níveis de stress. Idealmente deve optar por beber café entre as 10h00 e o meio dia - isto claro se se levantar perto das 8h00. A hora ideal seguinte é entre as 14h00 e as 17h00, quando os valores de cortisol se encontram mais baixos.


Organize os seus pensamentos

Começar a trabalhar com a ideia de que terá mil e uma tarefas naquele dia irá prejudicar gravemente a sua produtividade. Para evitar que esta sobrecarga aconteça deve escrever num bloco ou no seu calendário uma lista de tarefas da mais rápida, à mais complexa. Ao perceber que tem controlo sobre a sua execução, o seu cérebro irá abrandar e relaxar, permitindo-lhe concentrar-se melhor no que tem pela frente.


Ver os e-mails assim que começa a trabalhar

Muitos profissionais começam pelos e-mails para ficarem com uma ideia do que terão para fazer. No entanto, aquilo que começa como uma mera observação, rapidamente se transforma numa tarefa pois pelo menos alguns dos e-mails devem ser respondidos com urgência mesmo que não sejam a tarefa mais urgente que tem pela frente.


Não aproveitar a luz natural

A luz natural é fundamental para indicar ao seu cérebro que está na altura de ser ativo, por isso, deve optar por começar a trabalhar na luz do sol sempre que possível. Por mais branca que a luz seja no escritório, a natural nunca é substituível.


Verificar as redes sociais

À semelhança do que acontece no e-mail, ir às redes sociais para verificar estados irá fazê-lo mergulhar numa espiral de distração que lhe roubará vários minutos de trabalho, enquanto destrói a sua concentração.


Cultivar uma rotina produtiva é fulcral ao seu trabalho e evite cair em hábitos que podem parecer inofensivos mas que irão manipular o seu estado de concentração não somente de manhã como no restante dia.


OUTROS ARTIGOS:

Podcasts de empreendedoras de sucesso que a irão inspirar

Livros de empreendedoras para empreendedoras


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais