A importância do Crowdfunding para Startups


O primeiro grande passo de qualquer empresa é o de conseguir financiamento e este pode ser um obstáculo difícil de ultrapassar. Contudo, vivemos na era da tecnologia, das redes sociais e nunca foi tão fácil apresentar o seu projeto ao mundo, especialmente através do Crowdfunding.

 

Mas como pode este sistema realmente ajudar?

 

1. Nunca foi tão fácil e rápido conseguir o financiamento desejado

Adquirir um investimento inicial nunca foi tão rápido como agora. Contrariamente aos métodos tradicionais, não se trata de convencer um indivíduo das capacidades da sua empresa mas sim de mostrar a um público, possível consumidor, que o seu produto pode ser benéfico para ele. Uma boa campanha pode ajudar a angariar milhares de euros, até mais do que o investimento inicial que desejava, e existem empresas que alcançaram a proeza de terminar o seu crowdfunding com milhões de euros! Exemplo disso são a Pebble Time e a Coolest Cooler que concluíram os seus projetos com 20.338.968 e 13,285,226 milhões de dólares, respetivamente.

 

2. É um duradouro método de emprestar

Os novos processos e tecnologias têm quebrado com os tradicionalismos de indústrias antigas, mas não podemos dizer o mesmo dos processos de financiamento. Neste sentido, o crowdfunding é um sistema que veio para ficar e que pode ser utilizado até mesmo pelas empresas mais antigas e estabelecidas que precisam de uma ajuda para lançar um novo produto.

 

3. Oferece o tão desejado feedback imediato

Feedback é extremamente importante, afinal nenhuma empresa quer investir milhares de euros num produto que não vai dar nenhum retorno. O crowdfunding é igualmente ideal para descobrir o que o consumidor pensa do produto antes de este ser finalizado e colocado à venda, permitindo modificações e adaptações que melhor agradem ao público.

 

4. Permite o nascimento de uma base de fãs

Um dos elementos fundamentais que transforma um produto num verdadeiro sucesso é o número de pessoas interessadas em adquiri-lo, mesmo antes de ser lançado. Olhe-se para a empresa XD Design que obteve sucesso empresarial com a sua mala antirroubo, financiada em crowdfunding e cujo êxito advém em grande parte do número de fãs instantâneos e espalhados

pelo mundo que partilharam o projeto nas suas redes sociais e o elevaram a algo que muitos desejam atualmente, garantindo-lhe sucesso a longo prazo.

 

5. A apresentação da empresa

Procurar financiamento requer sempre algum trabalho no que respeita ao marketing, promoção e apresentação da sua empresa. No entanto, vale a pena sublinhar que há uma relação direta entre o aumento do financiamento da empresa baseado na forma como esta se apresenta e se “vende” na sua página de Crowdfunding, e isto é também particularmente verdade para as redes sociais. Segundo o Fundable, numa fase inicial, por cada 1000 seguidores no Facebook o seu lucro deve aumentar cerca de 40%.

 

6. Leve o seu produto ao mundo

Como referido acima, muitos são os produtos que partiram de um país mas alcançaram fãs por todo o mundo. Os sites de crowdfunding estão abertos a todos, assim como as redes sociais, e numa era da comunicação em que todo o mundo se conhece, é fácil fazer o seu produto chegar a qualquer lado, aumentando exponencialmente os seus eventuais consumidores e o consequente lucro. O Indiegogo, por exemplo, está disponível em 224 países e o mesmo se aplica a sites como o Kickstarter e o FundAnything, entre outros.

 

O mundo está em constante mudança e as empresas têm de se adaptar a ele e apesar das adversidades, existem inúmeras vantagens, como o crowdfunding.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

O que é o Crowdfunding

Sites de Crowdfunding

Como preparar uma campanha de Crowdfunding

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais