A importância de fazer Networking... Cara-a-Cara


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Com o contexto de trabalho num mundo largamente digital temos oportunidade de pesar a verdadeira importância e um encontro cara-a-cara. É verdade que as chamadas telefónicas ou mesmo as sessões de videoconferência são uma aproximação valiosa em relação à impessoalidade dos chats e emails, mas, de, facto, nada substitui a ligação inimitável que se cria quando duas pessoas se encontram.

 

Na sua raíz, o ser humano é um ser social, e muita da confiança e momentum criado numa relação (quer seja ela pessoa ou profissional) acontece apenas através da presença física.

 

O networking cara-a-cara é essencial por diversos motivos.

 

O primeiro deles é o Reconhecimento. Uma relação alimentada por encontros – mesmo que esporádicos – cara-a-cara cria uma impressão pessoal e memorável que pode ser seguida mais tarde. Da mesma forma, permite que o seu parceiro de negócios/investidor/cliente/distribuidor associe uma cara ao seu nome e conheça com mais profundidade o que o seu negócio é e o que representa.

 

O segundo motivo está ligado aos Leads. De facto, o networking pessoal é uma excelente oportunidade para encontrar novos potenciais clientes, apoiantes ou parceiros que, de outra forma, nunca encontraria. Ainda neste tema, é importante considerar os conhecimentos que pode adquirir no que respeita a players importantes da indústria.

 

Em terceiro lugar, há a Informação. É evidente que pode procurar as últimas notícias e tendências do mercado online, mas não há nada como misturar-se no meio e tentar saber delas antes que sejam notícia.

 

Por último, lembre-se que a mera existência de contacto pessoal, físico, propicia outro tipo de respostas e reações, quem sabe novas ideias e perspetivas. No fundo, outra Inspiração.

 

O networking cara-a-cara nem sempre é fácil ou intuitivo e requer algum esforço – de tempo, de disponibilidade, de deslocação física e até de alguma entrega emocional. No entanto, lembre-se que são estes momentos de rara ligação humana que ajudam a construir relações profissionais mais fortes, duradouras e produtivas.

 

 

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