Saiba a importância de criar prazos


Mais do que meros “lembretes”, e quando definidos estrategicamente, os prazos são fundamentais ao bom funcionamento de uma empresa, uma vez que, o ajudam a cumprir objetivos. E pode ser verdade que a maioria das pessoas odeia prazos, por se sentirem pressionados, contudo, é preciso olhar para as suas vantagens mais do que para as suas desvantagens.

 

1. Mantém um foco nos objetivos

Quer tenha sido um prazo imposto por um cliente ou por um membro da empresa, ele será importante para incentivar a equipa a trabalhar para o mesmo objetivo, oferecendo-lhe prioridade sobre outras atividades menos urgentes. Por outro lado, a existência de um prazo final irá ajudar os membros da sua equipa a organizarem as suas tarefas por ordem de prioridade, facilitando o seu trabalho e aliviando o stress acumulado proveniente da sensação de ter muito para fazer e pouco tempo para o executar.

 

2. Alimenta a criatividade

É frequente que o tempo entre o início e fim de um prazo seja relativamente curto e, nestes casos, a equipa tem de ser mais criativa do que nunca de modo a executar o melhor trabalho no menor espaço de tempo. O resultado final pode não ser o mais comum mas será certamente um produto que ultrapassa as suas expectativas. Lembre-se que Steve Jobs era conhecido por definir prazos impossíveis para obrigar a sua equipa a pensar “fora-da-caixa”.

 

3. Impede que faça promessas que não pode cumprir

Sem a existência de prazos é fácil prometer a clientes ou parceiros a sua presença em vários eventos ou a entrega de produtos em determinado dia, por exemplo, e, de repente, aperceber-se que não terá como concluir tudo isto. Os prazos irão nesta situação ajudá-lo a organizar a ordem de trabalho e impedi-lo de prometer o que não pode cumprir - manchando a imagem da sua empresa.

 

4. Ajuda-o a avançar com o trabalho

Algumas pessoas, especialmente as mais perfeccionistas, são capazes de permanecer muito tempo com um projeto, acabando por negligenciar outras atividades. O prazo limite impede-o de fazer isso e ajuda-o a aceitar que a perfeição é por vezes inalcançável.

 

5. Motiva

Alcançar objetivos é sempre motivo de orgulho e irá rapidamente conceder mais confiança à sua equipa pelo facto de ela poder ver o resultado do seu trabalho de uma forma mais palpável.

 

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