Os maiores mitos sobre o empreendedorismo


Quer empreendedores, quer não empreendedores, têm algumas ideias sobre o que é o empreendedorismo que não são totalmente corretas e que podem até vir a influenciar a sua carreira negativamente. Descubra alguns dos mitos mais populares.


Se o produto for bom, vende-se a ele mesmo

Ainda que seja verdade que produtos bons e populares têm um alcance orgânico maior, isso não significa que não precisem de um bom marketing. Um dos exemplos mais simples é o caso iPhone. Apesar de possuir uma legião de fãs fiéis, a Apple nunca poupa esforços no marketing pois sabe que sem ele, o aparelho não conseguirá obter os melhores resultados.


Profissionais inteligentes podem ser completamente autónomos

Não importa o quão qualificado seja ou quão inteligente prove ser, todos os profissionais devem e podem ser guiados pelos seus gestores para que possam concluir as suas tarefas da melhor forma. Claro que com boas ideias, o profissional acabará por crescer na equipa facilmente e até tornar-se gestor de uma equipa sua mas as suas habilidades nunca irão dispensar supervisão.


O cliente não sabe o que quer até o ter à frente

Esta frase pode demonstrar o que acontece com produtos revolucionários e que o consumidor nunca pensou vir a precisar, os computadores são um bom exemplo disso. Contudo, produtos que agora são indispensáveis, como os tablets, foram outrora rejeitados quando primeiramente apresentados ainda durante a década de 1990. Por mais útil que seja um produto ou serviço, a cultura, a época e o marketing são tão ou mais importantes do que o cliente quer. Se ele não desejar um produto, ele não o irá consumir, ponto final. De igual modo, se o cliente quiser uma melhoria no seu produto, e não o conseguir, eventualmente irá mudar de marca para uma que realize o que procura.


As gerações mais velhas não são criativas

Ditados como “burro velho não aprende línguas” são usados muitas vezes de forma generalista mas não se esqueça que a maioria dos grandes inventores permaneceram criativos e abertos a novas experiências ao longo de toda a sua vida. Muitos empreendedores continuam a inspirar as gerações mais novas apesar da sua idade e presumir que todo o profissional mais velho é incapaz de inovar é um mito que pode prejudicar as suas relações de trabalho.


O seu sucesso pode vir lentamente ou mais depressa, partir de ideias originais ou de reinvenções. Nada é certo e até o projeto mais improvável se pode tornar no mais bem sucedido. Não se deixe levar por ideias erradas do que é ser um bom empreendedor e construa o seu negócio calmamente e com visão.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Mitos sobre a vida enquanto nómada digital

Estes mitos podem estar a prejudicar a sua startup

Mitos que o impedem de mudar de carreira

Mitos sobre produtividade que o podem prejudicar


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais