Os maiores mitos sobre o sono que deve conhecer


Descansar é fundamental ao seu bem estar pessoal e à sua produtividade, contudo, ao longo dos anos foram aparecendo alguns “factos” ou curiosidades em que muitos foram acreditando, não percebendo o quão estão a ser prejudicados.


A falta de sono não o afeta a longo prazo

A ideia de que a falta de sono prejudica somente a sua vida no dia seguinte ou na semana seguinte é muito partilhada ainda que esteja longe da verdade. A falta de sono não irá diminuir somente a sua atenção e produtividade como pode causar problemas graves de saúde a longo prazo, nomeadamente, problemas cardiovasculares e até diabetes tipo 2. Para além disso, a ideia de que pode recuperar o sono posteriormente é mentira e o seu cérebro nunca irá descansar pelos dias em que dormiu pouco.


Os mais velhos não precisam de tanto sono

Contrariamente ao que se pensa, os cientistas reforçam a importância do sono em todas as idades. Dos 18 aos 60 anos as pessoas devem dormir cerca de sete a oito horas, enquanto que pessoas com mais de 60 anos devem descansar de oito a nove horas.


Tem de dormir oito horas por noite

Ainda que deva dormir entre as sete e as oito horas por noite, é normal que existam alguns dias em que se sente descansado com menos tempo, ou dias em que sinta que deva ficar a dormir mais uma hora.


A insónia é não conseguir adormecer

Enquanto que a dificuldade de adormecer é um dos sinais mais visíveis da insónia, este problema de saúde pode trazer outras complicações igualmente graves como fazer o doente acordar inúmeras vezes durante a noite, não lhe permitindo descansar corretamente, assim como levar a pessoa a acordar com a sensação de que não dormiu de todo. Caso repare num destes sintomas é fundamental contactar o seu médico assim que possível.


Se se sentir cansado pode combater a sonolência com música

Ar fresco e música são “soluções” usadas várias vezes quando nos sentimos ensonados pela sensação de nos acordar. Na realidade, isto é simplesmente isso, uma sensação. Ainda que a música nos entretenha ela não faz com que o cérebro descanse, fazendo-o na realidade cansar-se ao ser estimulado.


As sestas são prejudiciais

Uma sesta de vinte minutos pode ser boa para a sua saúde, permitindo-lhe descansar o cérebro momentaneamente, recuperando a energia e organizando as ideias, sem interferir com a sua rotina de sono noturno.


Perceba quais os mitos e quais as recomendações que o irão ajudar a descansar melhor, aumentando a sua produtividade ao longo do dia e diminuindo o resto de problemas de saúde a longo e curto prazo.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Descubra como dormir melhor

Truques para alterar a sua rotina noturna e levá-lo a dormir melhor


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais