Como alcançar o sucesso inspirando-se no sucesso da Marvel


O nome Marvel é conhecido no mundo quer pelos milhões de fãs, quer pelos milhões de dólares que as suas empresas fazem todos os anos, em especial, a Marvel Studios. O seu sucesso mais recente, Vingadores: Guerra do Infinito, é um grande exemplo de como dedicação e planeamento se tornam facilmente receita para o crescimento de uma empresa. Ora nada melhor que olhar para este feito e tentar perceber de que modo pode adotar a estratégia Marvel à estratégia da sua empresa.


Qualidade deve ser a prioridade

Mais do que fazer muitos filmes, a Marvel determinou que o foco deveria ser a qualidade, ou seja, era preferível demorar 10 anos - altura em que saiu o primeiro filme da MCU - para contar uma boa história - Guerra do Infinito - do que pegar numa boa história e adaptá-la rapidamente a filme, perdendo o impacto e a sua qualidade geral.


Em entrevista à Vanity Fair, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, confessou que nunca foi o objetivo deles construir um universo Marvel mas sim fazer um bom filme do Iron Man, um bom filme sobre o Hulk, até que chegou o momento em que decidiram fazer um bom filme com todas as personagens que já tinham introduzido ao público. No final, o importante é pensar em cada produto separadamente, executando-o da melhor forma possível.


Recomeçar de novo

Se tem uma ideia para um projeto mas mais tarde concluí que este não está a correr como planeado, pode e deve saber quando deixar aquele projeto de lado em prol de outro, quem sabe uma adaptação da ideia inicial. O importante é não correr riscos desnecessários, especialmente quando deixa de acreditar no projeto.


Confie na sua equipa, quem não arrisca não petisca

Se confia na sua equipa e na sua capacidade, dê-lhes liberdade para seguirem a sua visão mesmo que tenha algum receio do resultado. Por vezes, um olhar fresco sobre o projeto pode levá-lo em caminhos inovadores, trazendo mais sucesso ao seu negócio. No caso da Marvel tal aconteceu com “Thor: Ragnarok” cujo tom é completamente diferente do que os fãs estavam habituados. Um enorme risco que muitos empreendedores se recusariam a enfrentar mas neste caso valeu a pena e Taika Watiti, o realizador, conseguiu cativar ainda mais fãs e atingir um dos maiores lucros de sempre na Marvel.


Aumentar o público-alvo

Enquanto que numa fase inicial é fundamental focar-se num público-alvo muito específico, com o tempo pode valer a pena aumentar esse público com diferentes tipos de produtos. No caso da Marvel, começou com os comic books, expandindo-se atualmente para videojogos e filmes, cujos público-alvo são bastante distintos. Isso permite-lhes criar produtos cada vez mais variados e aumentar exponencialmente os seus lucros.


Aprenda com os grandes e adapte as suas estratégias ao seu negócio. Mantenha a sua equipa motivada e livre para dar o seu melhor, ofereça o melhor produto, procure novos clientes enquanto mantém os antigos. Aos poucos o sucesso chegará à sua empresa.


OUTROS ARTIGOS:

Como agir numa altura de crise, os passos de Mark Zuckerberg

Bill Gates, Melinda Gates e Lin-Manuel Miranda oferecem conselhos aos jovens empreendedores


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais