Melhore a sua segurança sem recorrer às perigosas passwords


Outrora o melhor método para proteger os seus dados e a sua privacidade, as passwords são atualmente facilmente hackeadas e ultrapassadas, deixando-o pouco seguro e colocando em risco toda a sua informação. Porém, com novos problemas vêm novas soluções e existem algumas alternativas, mais eficazes e fáceis de usar, que deve adotar sempre que possível.


Tokens de Hardware

Os tokens de hardware requerem que o utilizador possua um item no momento do login, nomeadamente um aparelho extra que irá pedir ao servidor um acesso gerado aleatoriamente pelo servidor, permitindo um maior número de segurança. Empresas como a Tokenize estão a liderar este mercado, contudo, este é um método relativamente caro e ideal para grandes empresas.


Biométrica

As suas feições ou as suas impressões digitais fornecem uma segurança difícil de ultrapassar e existem aparelhos como o iPhone e sistemas como o Microsoft Hello, que já usam este método. Necessitando obrigatoriamente da sua presença é praticamente impossível o hacker comum conseguir acesso aos seus dados, ou pelo menos é isso que se deseja. Porém, ainda que este seja um método mais seguro do que a maioria das passwords tradicionais, os sistemas protegidos por biométrica continuam a sofrer de alguns problemas como a dificuldade de reconhecimento em alguns casos.


Autenticadores de telemóvel

Esta é provavelmente a tecnologia que irá dominar o mundo da segurança digital nos próximos anos. É fácil e barata de usar, sendo ainda bastante eficaz. Para a usar precisa somente de um smartphone e de um sistema compatível que lhe ofereça acesso. Alguns destes serviços são o Push Notification (um programa que envia um pedido de acesso ao servidor, eliminando a necessidade de passwords), o Token de Software (semelhante ao Token de Hardware mas utilizado a partir do smartphone), e as SMS (após pedido acesso ao servidor, este envia um código numérico que deve ser inserido pelo utilizador).


A falta de segurança pode colocar a sua empresa e o seu futuro em risco, culminando na perda de um negócio ou de milhões de euros. Previna-se o melhor possível e descubra qual o método que mais se adequa à sua empresa, mantendo todos os dados (como contas bancárias ou informações sobre os membros da equipa) num local que não possa ser acessado por quem não pertence à empresa.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Aceite a tecnologia como a sua assistente do futuro

Bill Gates, Melinda Gates e Lin-Manuel Miranda oferecem conselhos aos jovens empreendedores


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais