Lições que um mentor lhe irá transmitir


Os anos de experiência permitem-lhe acumular conhecimento que o ajudam nos projetos futuros, assim como o teriam ajudado no passado e ainda que você já não possa mudar o que passou, existem profissionais em início de carreira e gostariam de ouvir alguns conselhos. Se você tem um mentor, provavelmente já ouviu estas lições e se não tem um ainda, deixamos mensagens a lembrar.


Não se precipite nas decisões

Por vezes, a primeira ideia ou a primeira decisão parece perfeita mas seguir os seus instintos iniciais pode não ser a melhor opção. Especialmente se estiver perante uma decisão importante, opte sempre por analisar bem a situação e reflita sobre outras opções para confirmar que aquela é realmente a melhor. Caso contrário, pode precipitar-se numa ação que parece adequada quando não o é.


Demore o tempo que precisar para contratar

Por mais que precise de um novo profissional na sua equipa, evite contratar somente pela necessidade de conseguir um o mais depressa possível. Analise bem os candidatos e não tenha problema em esperar até chegar àquele que realmente se adequa às necessidades. O processo de contratação não é tão simples quanto parece e contratar o profissional errado pode desestabilizar a cultura saudável da sua empresa, acabando por prejudicá-lo.


Não deixe de lado o descanso

Tirar folgas e férias para descansar, estar com os amigos, passar tempo com a família, e dar asas aos seus passatempos, são decisões fundamentais à sua saúde mental e, por conseguinte, à sua produtividade. O stress extremo irá levar a problemas graves como a desmotivação e a depressão, algo que será rapidamente a morte do seu negócio.


O sucesso não nasce da noite para o dia

Iniciar um negócio é uma tarefa árdua e você pode demorar alguns anos a alcançar o patamar que deseja. Por outro lado, é fulcral não colocar a si mesmo uma meta demasiado ambiciosa. Seja realista e compreenda o que pode realmente alcançar a curto e a longo prazo. Quando as coisas estiverem menos bem, não desista, pois nenhuma empresa foi construída da noite para o dia e os maus momentos são parte do seu crescimento.


Aprenda com os outros e evite ao máximo cometer erros que o prejudiquem. Leia entrevistas (como os Casos de Sucesso) ou navegue pelos diversos Ted Talks disponíveis na internet e esteja preparado para os desafios de amanhã.


OUTROS ARTIGOS:

Evite que o seu e-mail se transforme numa distração letal

Aprenda a escolher os melhores profissionais para a sua empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais