O mito dos Millennials pode prejudicar a sua empresa


O modo como se comporta junto dos seus colegas e restante equipa vai definitivamente influenciar os resultados da sua empresa e um dos maiores problemas atualmente são os mal-entendidos que surgem dos já gastos mitos sobre os “Millennials”. Será que tudo o que ouviu sobre eles é verdade? Será que está a comunicar de forma errada com um colega? Conheça alguns dos maiores mitos e as razões pelas quais eles são, na realidade, mentiras.

1. Os Millennials são todos iguais

Começamos por um “mito” que não está totalmente errado, afinal o termo Millennial aplica-se a todos os nascidos entre os finais da década de 1970 e meados da década de 1990. Devido ao facto de terem nascido mais ou menos sobre as mesmas influências, os Millennials possuem sim algumas similaridades, da mesma forma que a Geração X (1960s a 1970s) tem elementos que os caracterizam na sua generalidade.


No entanto, nem todos os Millennials partilham das mesmas ideologias, das mesmas visões políticas ou dos mesmos gostos. É fundamental que conheça pessoa a pessoa e compreenda que da mesma forma que os membros da sua geração são diferentes, também os membros da geração mais nova o são.

2. Os Millennials gostam de prémios de consolação

Especialmente durante a década de 1990, era muito comum oferecer prémios de consolação aos mais novos porque se acreditava que o ideal era “serem todos felizes” e seguirem com o sentimento que “o importante é participar”. Esta modalidade, levada a cabo pela Geração X, levou ao mito de que os Millennials gostam de receber prémios mesmo que nada tenham feito para os merecer. Errado. Tal como acontece com as gerações passadas, os Millennials gostam de ser recompensados quando o seu trabalho transpira esforço e dedicação, muito pelo seu desejo de transparência. Um prémio de consolação é uma mentira que poderá ofender aqueles que deseja congratular.

3. Os Millennials são craques nas novas tecnologias

Os computadores fazem atualmente parte do nosso dia-a-dia mas nem sempre foi assim. Durante a década de 1980 e 1990, os computadores e a internet eram elementos estranhos à maioria da população - demasiado caros para adquirir e cujas utilidades eram bastante reduzidas. Poucos foram os Millennials que nasceram numa época digital (algo que se aplica mais à Geração Z). É por isso normal que nem todos os membros desta geração sejam ótimos com as novas tecnologias. Para além disso, os Millennials continuam a preferir relações cara a cara, especialmente se estiverem relacionadas com o seu trabalho.

4. Saltam de trabalho em trabalho

Irresponsabilidade é outro mito muito ligado aos Millennials. Devido à escassez de emprego e aos contratos cada vez mais pequenos, nasceu a ideia de que esta geração nunca permanece muito tempo na mesma ocupação - não sendo ideais para uma empresa que deseja contratar alguém a longo prazo. A única verdade neste mito é que os Millennials não se sujeitam tanto a relações negativas, abusos, ou excesso de carga horária, como gerações anteriores, muito devido à evolução da sociedade em si (que aceita jovens de 30 anos a viver com os pais, por exemplo) e da economia.

5. São demasiado rebeldes e incontroláveis

Também conhecida como a geração das revoluções, os Millennials são definitivamente menos submissos à hierarquia social. A falta de guerra, o crescimento económico e a sociedade cada vez mais livre, leva esta geração a “bater o pé” sempre que se sente injustiçada. Porém, não é verdade que os Millennials são respeitam a hierarquia de uma empresa. Para além de se preocuparem com os colegas, a maioria dos Millennials gosta de agradar os seus superiores, de saber que fez um bom trabalho e de que é útil ao bom funcionamento da empresa da qual faz parte.

ARTIGOS RELACIONADOS
Como chegar à Geração Z neste Natal
A importância de ser um bom colega

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais