Mitos sobre produtividade que o podem prejudicar


Todos queremos melhorar a nossa produtividade, conseguindo melhores resultados ou até um tempo-livre extra, contudo, ainda que existam várias dicas de como o conseguir, existem igualmente vários mitos que muitos profissionais continuam a levar como verdades absolutas, diminuindo consideravelmente os seus resultados. Descubra quais alguns dos mitos mais conhecidos.


Acordar cedo e cedo erguer

Ouvir que os bons profissionais se levantam perto das seis ou sete da manhã é algo comum, no entanto, ainda que esta fórmula resulte com muitos, nem a todos se aplica. Cada profissional tem o seu pico de produtividade, a uma determinada hora - para alguns é de manhã enquanto outros trabalham melhor durante a noite. O importante é perceber a melhor hora para si.


Ser arrumado é ser organizado

Esta é outra mentira muito comum, desmentida com um facto muito simples: o conceito de arrumado diferencia de pessoa para pessoa. Existem pessoas cujos locais de trabalho estão “desarrumados”, contudo, se lhes perguntarem onde está a fita-cola, eles encontram-na sem pensar duas vezes. Por outro lado, é comum vermos escritórios “limpos” onde nunca se consegue encontrar nada. É verdade que o seu espaço de trabalho deve estar limpo e organizado mas isto, à sua maneira.


Mais trabalho mais resultados

Isto é algo incutido em nós desde os tempos de escola, principalmente quando ouvimos os alunos brilhantes a dizerem que quase nem dormiram para conseguir estudar para os testes. Porém, muito trabalho não é sinónimo de melhores resultados. O nosso cérebro não está programado para lidar com o nível de stress e exigência que tem de suportar atualmente e garantimos que quando ele não quer trabalhar, não trabalha. Sempre que se sentir exausto opte por se distrair um pouco - pare para olhar a paisagem à sua volta, vá tomar um café ou jantar com amigos. Verá que quando voltar ao trabalho conseguirá criar de forma mais produtiva do que se insistir.


Pressão é uma ótima motivadora

Sim, funciona com alguns profissionais, abrindo a sua criatividade ao extremo devido ao stress e à pressão. No entanto, isto não se aplica à maioria das pessoas. Por vezes o stress leva-nos a despachar o trabalho, criando resultados inferiores.


Multitasking é a resposta para tudo

E se lhe dissermos que o “multitasking” em si é um mito? Aquilo que nos parece ser realizar várias tarefas ao mesmo tempo, é somente o nosso cérebro a saltar de uma para a outra tão depressa que nos dá a ilusão de multitasking. Para além disso, é lhe impossível concentrar em mais do que uma tarefa o que significa que apesar de parecer que está a fazer muito, na realidade poderia estar a executar mais e com melhores resultados. Foque-se numa tarefa de cada vez e verá que no final será recompensado.


Reflita sobre os conselhos que já recebeu ao longo da sua carreira e verá que nem todos são os mais adequados, mesmo que assim se pensasse há alguns anos. Perceba quais os métodos que se aplicam a si e à sua forma de trabalhar. Teste e confira o que lhe permite obter melhores resultados e melhor produtividade.


OUTROS ARTIGOS:

Aprenda a desligar-se do seu smartphone

Crie ligações profissionais e pessoais duradouras


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais