Mitos tecnológicos que o podem prejudicar


As mudanças tecnológicas são cada vez maiores e mais rápidas, levando muitos profissionais a ficarem para trás, guardando “verdades” que já não se aplicam aos tempos atuais e que os podem prejudicar gravemente. Neste artigo tentamos combater os mitos mais populares. Será que ainda acredita em algum deles?


Os megapixeis de uma câmara determinam a qualidade das fotografias

Na realidade, os megapixeís são apenas uma pequena parte do que compõe uma câmara. Quando compara aparelhos para perceber qual o melhor deve ter em atenção megapixeis, os sensores da câmara, a lente, e toda a mecânica em si. Se a câmara possuir muitos megapixeis mas um sensor fraco, as imagens não vão ter tão boas quanto uma câmara com poucos megapixeis mas com um bom sensor. Se pretende comprar uma câmara (profissional ou de telemóvel) para partilhar fotografias no site e nas redes sociais, aconselhe-se com um perito que o possa ajudar.


Os raios-x dos aeroportos podem danificar computadores e telemóveis

Este mito nasce do tempo em que se usavam câmaras de filme, cujas podiam sim sair danificadas. Contudo, os novos aparelhos não possuem qualquer parte que se possa estragar no processo, por isso, pode estar descansado.


Os computadores devem ser desligados antes de arrumados

Este mito depende de caso para caso. Idealmente o seu computador deve ser desligado, é verdade, mas somente quando não vai precisar dele durante um longo período de tempo, à noite por exemplo. No entanto, se o desliga para o ligar alguns minutos depois, para o desligar em seguida, ligando daí a algum tempo, o melhor é deixá-lo em hibernação. O processo de ligar é relativamente “violento” para o computador e se feito excessivamente pode diminuir a vida do aparelho.


Os Mac não apanham vírus

Sim, este mito é algo “verdade” mas isto acontece por um simples motivo, a maioria das pessoas não tem um Mac. O facto de grande parte da população preferir o Windows leva os hackers a construirem vírus e malware que se espalhem pelo sistema operativo mais popular, garantindo que estes chegam ao maior número de pessoas possível. Contudo, já deve ter reparado que cada vez mais utilizadores adquirem um Mac, por isso, o número de vírus para o seu sistema operativo tem igualmente aumentado. Independentemente do aparelho que tenha, escolha sempre um bom anti-vírus. Só porque ser afetado é pouco provável não significa que não tenha de se proteger. Lembre-se que um ataque pode roubar toda a sua informação como passwords e cartões de crédito, entre outra informação sensível.


Os telemóveis devem descarregar totalmente a bateria

Este mito também se aplicava quando as baterias dos telemóveis “viciavam”, levando as pessoas a carregarem o aparelho somente quando extritamente necessário: à noite e quanto a bateria estava no 0. Contudo, os smartphones atuais já não sofrem desse problema, tornando esta “verdade” num mito.


É fundamental manter-se atualizado pois no mundo da tecnologia nada permanece verdade por muito tempo. Melhore a sua qualidade de vida e do seu trabalho, e mantenha-se a par das novas tendências.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Mitos que o impedem de mudar de carreira

Os maiores mitos sobre o empreendedorismo

Mitos sobre produtividade que o podem prejudicar


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais