Não se deixe afogar em demasiadas tarefas


Especialmente se está a começar a sua startup, é normal que tente estar a par de todos os processos da sua empresa e que tente ser o “cérebro” de tudo o que acontece. Contudo, isto levará a uma sobrecarga de stress que na maioria dos casos é desnecessária pois algumas destas tarefas mais simples ou menos motivadoras podem na realidade ser distribuídas pela equipa sem que se perca produtividade, pelo contrário, poderá até melhorá-la.


Tarefas não diretamente ligadas ao crescimento da empresa

Perceber que faltam materiais no seu escritório, como canetas, clips, agrafos, entre outros, não impacta a sua empresa diretamente e torna-se facilmente numa tarefa que lhe retirará tempo de outras atividades mais importantes, como responder a e-mails. Peça a um estagiário ou a um membro com uma agenda mais flexível que fique encarregue de fazer este tipo de compra, por exemplo.


Tarefas que não o motivam

Se está à frente de uma empresa, de certeza que já passou por baixo, altura em que tinha de executar todo o tipo de tarefas independentemente de gostar delas ou não. Pois bem, agora no seu novo cargo existem algumas destas tarefas que pode facilmente transmitir a outra pessoa. Um exemplo básico são as encomendas. Talvez você tenha uma encomenda para enviar ou para ir buscar aos correios mas pode pedir a um membro responsável da sua equipa que o faça.


Tarefas para as quais não é o mais adequado

A par das tarefas que não gosta de fazer, existem aquelas para as quais não é a melhor escolha. Pode ter que enviar e-mails a propor parcerias mas se calhar um dos membros da sua equipa tem uma capacidade incrível de persuasão e escrita de e-mails. Não estará na altura de lhe passar parte desta tarefa? De igual modo, um dos seus membros pode ser ótimo a construir apresentações powerpoint cativantes e sucintas, capazes de maravilhar qualquer um da sala de reunião - ora aqui está outra tarefa que pode delegar.


Não se deixe consumir por tarefas que apesar de importantes podem ser realizadas por outros membros da equipa, afinal estes são profissionais em quem confia. Guarde tempo para as atividades de grande responsabilidade e que somente você pode executar, como entrevistar novos membros, estar presente ou responder em entrevistas, pensar no seu novo produto, entre outros aspectos necessários ao bom funcionamento do negócio.


OUTROS ARTIGOS:

Bill Gates, Melinda Gates e Lin-Manuel Miranda oferecem conselhos aos jovens empreendedores

Não se arrisque a perder aquele colaborador importante


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais