O que nunca perguntar no primeiro contacto com um cliente


E-mail ou contacto telefónico são algumas das formas de contactar pela primeira vez o futuro cliente, contudo, o que pensa ser uma primeira boa abordagem pode na realidade ser nocivo a acabar com uma falta de resposta, podendo ainda transmitir má impressão da sua empresa.


Espero que se encontre bem.

Aparentemente amigável, este tipo de início de frase pode causar confusão a quem lê pois dará a sensação de que já o deveria conhecer, talvez de um evento passado. Deve começar de forma algo fria, apresentando-se a si e à sua marca, de modo a que rapidamente saibam quem é e o que pretende.


Certamente já ouviu falar de nós

A não ser que seja uma grande grande empresa, não presuma que o outro já ouviu falar de si, especialmente se deseja começar com uma boa relação. “Deixe-me apresentar a empresa que represento” é uma forma amigável de começar a sua mensagem sem transmitir a ideia de ego cheio com pouco para mostrar por ele.


Estou a falar com a pessoa que toma as decisões?

Pode-lhe parecer uma boa ideia perguntar numa fase inicial se aquela pessoa é a pessoa certa a quem enviar a mensagem, contudo, é também uma forma rude de o fazer, transmitindo a ideia de que não quer saber da pessoa com a qual está a falar, vendo-a somente como um objeto ou um “pombo correio”. Apresente-se formalmente, apresente o produto ou serviço à pessoa e no final do e-mail questione se existem outros membros da equipa que teriam interesse em ler a sua mensagem. Esta será enviada para eles ou os contactos certos chegarão até si.


Possivelmente é um produto demasiado caro mas podemos negociar

Presumir que o cliente que contacta não pode investir no seu produto demonstra uma de duas coisas: sabia de antemão que o produto não era para aquele cliente (fazendo-o perder tempo), ou está a presumir que ele não tem fundos sem confirmar antes, mostrando desprezo pela pessoa que contacta. Ofereça-se para construir um pré-orçamento, com os valores justos, caso estejam interessados.


A pergunta errada, mesmo que com boas intenções, pode prejudicá-lo gravemente, por isso, tenha a certeza de que o e-mail segue a etiqueta certa e de que é formal e profissional. Peça a amigos ou colegas para o reler.


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