Ser perfeccionista pode afetá-lo negativamente


Os perfeccionistas são conhecidos por serem excelentes profissionais pela sua incrível organização e atenção ao detalhe. No entanto, esta característica pode ter consequências algo negativas se o indivíduo não tiver consciência delas. Para se tornar num melhor profissional e saber conciliar o seu dom com o mundo real, tenha em atenção os pontos que mais tarde ou mais cedo o irão afetar.

Expectativas não alcançadas
Quase sempre o projeto visionado inicialmente não é totalmente igual ao produto final. Contratempos acontecem, a visão da equipa e a sua subjetividade têm igualmente um grande papel, entre outros fatores que tornam o produto final diferente daquele arquitetado. É importante, por isso, perceber que alcançar a sua expectativa a 100% poderá não ser sempre possível.

Stress
O ponto acima será um dos que mais afetará os seus níveis de stress. Ao ver que nem tudo bate com o que pretendia, sentir-se frustrado é inevitável. Este mal acabará por se tornar num ciclo vicioso porque ao querer não “falhar” no próximo projeto, coloca em si uma enorme carga de stress em que todo o detalhe tem de sair perfeito, mesmo quando isso é impossível. O Mindfulness e outros métodos de meditação diária podem ser uma grande ajuda no combate a este tipo de mal-estar.

Oportunidades falhadas
Por vezes acontecerá que lhe é colocada uma proposta de trabalho que adoraria aceitar, contudo, o curto prazo limite para a sua execução tornam-se imediatamente numa bandeira vermelha - sabendo que para executar o projeto na perfeição precisaria de mais tempo, por exemplo. As oportunidades podem passar à sua frente mas o seu perfeccionismo irá muitas das vezes colocar-se no caminho e é importante conseguir aceitar riscos e boas ideias mesmo que estas não fiquem concluídas como visionou. Fale com a sua equipa, perceba até que ponto estariam interessados em dedicar extra atenção a essa nova etapa que para si parece impossível mas que com ajuda pode avançar sem receios.

Um ditador
Mesmo que involuntariamente, um líder perfeccionista pode tornar-se num “ditador” perante a sua equipa, não aceitando o mínimo desvio ou erro. Todos erramos e é fundamental para a sua equipa que consiga um equilíbrio entre aquilo que pretende e aquilo que os seus colegas conseguem alcançar. Comunique calmamente a sua opinião e até mesmo o seu desagrado com determinada situação. Perceba o que falhou e como é que no futuro se pode evitar.

Ser perfeccionista pode levá-lo ao sucesso mas perceber como esta característica o pode prejudicar, e à sua equipa, é igualmente fulcral ao seu crescimento pessoal e profissional. Aproveite o melhor que este aspeto tem para dar mas não se deixe controlar por ele.

ARTIGOS RELACIONADOS:
A importância de ser um bom colega
A forma eficiente de combater o seu pior inimigo, o stress

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais