Personalização: o próximo grande passo no negócio da Nutrição Desportiva


Personalização: normalmente este era um termo reservado para o mercado da roupa ou decoração de gama elevada, no entanto e cada vez mais, esses tempos de “exclusividade” estão terminados. Se está a vender algo espera-se sempre algum tipo de personalização e diferenciação, não importa a qual indústria se dedica. De facto, os call-to-actions personalizados têm uma taxa de conversão 42% maior do que os generalizados.

 

Um dos setores onde a importância da personalização dispara de dia para dia é o desporto e nutrição. Na verdade, os Personal Trainers foram o primeiro passo do Desporto neste sentido, um profissional dedicado à criação de treinos e planos de nutrição customizados para a necessidade de cada cliente para permitir uma maior otimização de resultados. A ideia de que os objetivos podem ser atingidos com um programa que serve igualmente todos os tipos de pessoas e corpos é totalmente errada e inclusivamente absurda, se tivermos em atenção as noções e compreensões modernas de anatomia e química corporal.

 

Depois vieram as redes sociais e as partilhas de resultados de experiências de alimentação e exercício, as aplicações, as notificações, os lembretes.

 

Estamos em 2017 e a Personalização nunca foi tão ativa no setor do Desporto e da Nutrição. Vamos passar a lupa por alguns subtemas específicos.

 

Planeamento de Refeições

Somos o que comemos – é um dito popular que todos conhecemos, mas nem sempre pensamos a fundo no seu significado. De facto, além de sabermos que a fast food não é recomendável numa dieta saudável, esquecemo-nos repetidamente que a alimentação tem um papel enorme na performance mental e emocional. O planeamento de refeições não é uma novidade (ainda para mais se tivermos em conta o conhecimento generalizado de várias alergias alimentares, intolerâncias ou até restrições religiosas), no entanto, os fornecedores de planeamentos de refeições personalizados têm visto um boom no seu negócio porque, com a evolução do tempo e dos conhecimentos, ficamos cada vez mais sensibilizados para a forma como a alimentação interfere de forma diferente com os organismos de cada ser humano.

 

Suplementos

A alimentação correta é um passo importante para a otimização do corpo, mente e estilo de vida, mas a nutrição é apenas um dos pilares no caminho do sucesso. Outro setor de negócio de potencial sucesso para exploração é o dos suplementos, porque por vezes, nenhuma mistura de alimentos vai gerar os nutrientes que o seu corpo precisa para atingir um determinado resultado. É aqui que eles entram: na otimização da performance.

 

Treinos

Evidentemente, o último pilar no estilo de vida saudável é o fitness, e há vários fatores que determinam o tipo de treino que deve fazer: desde objetivos estéticos específicos a limitações físicas presentes. Por esta razão, os treinos personalizados roubaram o trono às “tendências da fitness”: é certo que as aulas de bodycombat ou zumba continuam a ter um vasto sucesso, mas no campo da otimização pessoal com objetivos claros, nada bate o treino personalizado.

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais