Porque fazer Marketing Automatizado?


HTML Editor - Full Version

Se está a pensar investir na automatização do marketing na sua empresa, é importante saber o que pode esperar desta ferramenta e quais os seus principais benefícios, antes de começar a selecionar as melhores opções disponíveis.

 

Fundamentalmente, a automatização do marketing está ligada à otimização – do tempo ao foco da sua equipa, mas quais são as suas mais-valias mais determinantes? Podemos dividi-las em 5 campos específicos.

 

Redução de custos na equipa

Ao utilizar um software de automatização, um colaborador pode competir com um sistema de 50 pessoas num departamento de marketing e vendas. Como? Ao criar campanhas de leads e campanhas de marketing que são automaticamente desencadeadas e seguidas com base em determinados critérios. Depois de alguns meses a “alimentar” estas campanhas, o sue negócio será capaz de enviar milhares de mensagens personalizadas aos seus clientes em “piloto automático”.

 

Aumento de vendas e do volume de negócios

Ao automatizar as suas up-sells, cross-sells e follow-ups de clientes, vai conseguir notar um aumento no valor de vida útil do seu cliente. Quando combina isto com uma melhor gestão e priorização, é bastante provável que a sua atividade de vendas vá gerar um melhor ROI.

 

Melhora a responsabilização das equipas de marketing e vendas

A automatização de marketing deixa muito claro onde os pontos de estrangulamento da sua empresa são, graças a processos claramente definidos e a um contexto mais amplo e distanciado do processo da empresa. Se o marketing está ligado à captura de centenas de leads, mas nenhum deles está a ser alimentado para se tornar um "lead qualificado para vendas", o departamento de marketing receberá feedback imediato e imparcial de que eles precisam melhorar as suas campanhas favoritas. Este sistema de feedback não só reduz as conversas difíceis e a política da empresa, mas também melhora a responsabilidade dos funcionários e departamentos para garantir que a sua parte do sistema esteja a funcionar de forma mais eficiente.

 

Menos repetição, Mais Criatividade

Quando substitui trabalho manual repetitivo com regras e campanhas automatizadas, está naturalmente a libertar o tempo da sua equipa de colaboradores para se concentrar em tarefas mais criativas e inovadoras. Embora isso tenha claros benefícios da produtividade e eficácia da equipa, há um benefício mais suave e menos tangível na criatividade e felicidade geral que surge do foco da sua equipa no trabalho criativo variado em vez de tarefas repetitivas mundanas.

 

Mais Eficiência

Não importa quão grande ou pequena seja a sua empresa: a verdade é que terá sempre uma quantidade limitada de recursos para aumentar sua atividade. A automatização do marketing permite-lhe espremer mais sumo das horas que tem disponíveis.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

A Automatização no Crescimento do Negócio

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais