Realidade Aumentada está pronta a transformar as Empresas


A Realidade Aumentada (RA) é uma oportunidade à espera de ser explorada por novas empresas. Juntando o mundo real ao virtual, a RA vai ser muito mais útil do que meramente uma ferramenta de gaming de encher o olho, podendo ser usada para o treino de colaboradores, marketing, design de produto e muito mais.

 

Se a inovação é o seu campo de batalha e está sempre à procura de novas formas de estimular a sua empresa, eis cinco formas como a sua empresa pode beneficiar da aplicação da RA.

 

Mentoria à Distância

Quer seja um vendedor ou um engenheiro, a verdade é que muitos trabalhadores passam grande parte do seu dia longe do escritório. E mesmo a trabalhar à distância, até os trabalhadores mais capazes precisam por vezes de uma ajuda de alguém que esteja na base de trabalhos. Neste ponto os óculos de RA podem ter uma utilidade acrescida, sendo que pode ser feito o upload de um feed de informações relevantes como manuais ou instruções sobre como resolver uma determinada tarefa.

 

Treino de Colaboradores

No que respeita a treino e formação a RA pode demonstrar uma promessa imensa. Ao contrário de um cenário real, no caso da RA um colaborador pode ser exposto as vezes que forem precisas a um conceito ou procedimento até que estejam inteiramente à vontade com este. Desta forma o processo de treino pode ser muito mais complexo e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias.

 

Serviço ao Cliente

A RA tem a possibilidade de facilitar a vida à equipa que está ligada à relação com o cliente, particularmente às equipas estacionadas nas vendas. Por exemplo, uma vendedora numa banca de cosmética poderá beneficiar da ajuda de uns óculos de RA que lhe permitirão mostrar à sua cliente as melhores opções de maquilhagem para a sua tonalidade de pele.

 

Visualização de Objetos

Uma outra utilidade da RA é a forma como permite colocar objetos virtuais no espaço real, num processo que chamaremos de Visualização. Juntar o real ao virtual permite aos designers uma nova forma de interagir com modelos 3D como se estes fossem, de facto, reais.

 

Novas formas de trabalhar

Além de poderem ajudar os seus trabalhadores, as tecnologias de RA podem alterar completamente a forma como trabalhamos. Um exemplo particular desta mudança pode ser pensado na indústria médica: a tecnologia RA pode muito bem mudar a forma como um médico diagnostica e trata doenças, sendo que um headset de RA pode ajudar a captar sintomas mais cedo no fluxo dos exames e apresentar no mesmo espaço várias informações relevantes ao diagnóstico ao médico em questão.
 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais