O porquê da sua reputação ser importante mesmo fora do escritório


As redes sociais e os eventos que ocorrem fora do espaço de um escritório são normalmente vistos como momentos em que podemos deixar de lado a máscara do profissional, e relaxar enquanto mais uma pessoa como outra qualquer. Contudo, existem casos onde isto o pode prejudicar bastante. Pensar que o que fazemos fora do local e hora de trabalho não nos influencia é um mito que deve ter em atenção pois, contrariamente ao que normalmente se pensa, você nunca deixa de fazer parte da sua empresa, e as suas ações terão sempre consequências nela.


A armadilha das redes sociais

Imagine que naquele dia teve uma reunião menos positiva e que decide partilhar a sua experiência e frustração nas suas redes sociais. Esta atividade aparentemente inocente, pode ser vista pelo seu cliente ou parceiro, ou mesmo por alguém que facilmente o identifique no meio das críticas. Não é preciso explicar o que acontece depois. Tenha sempre muito cuidado com aquilo que partilha nas redes sociais e evite expor qualquer parte do seu trabalho. Se deseja desabafar, faça-o por telefone, com um amigo em que possa confiar.


Por outro lado, as suas opiniões, mesmo que fora do âmbito de trabalho, podem sempre prejudicar as suas relações profissionais. Imagine que a maioria dos seus clientes é apoiante de determinado partido, partido esse criticado por si nas redes sociais. O seu cliente outrora fiel ficará com má impressão sua, levando ao deterioramento da vossa relação e eventualmente a consequências negativas para o seu negócio.


Você é o que os outros veem

Todos nós sabemos que o nosso enorme planeta é na realidade um mundo muito pequeno. Nunca se sabe quando encontrará determinado cliente ou parceiro, e é indesejável que este o veja de forma pouco profissional, por exemplo, bêbado. Por mais que não esteja num escritório, a pessoa irá ficar com má impressão sua, prejudicando a vossa relação desnecessariamente. O mesmo se aplica quando encontra na rua um conhecido e finge que não o vê. Mais uma vez, apesar de o evento ter acontecido fora de horas de trabalho, este ato marcará o outro.


O perigo de se contradizer

Se a sua empresa vende canetas, não pode andar por eventos ou outras ocasiões informais a afirmar que os lápis são a ferramenta do futuro. Isto transmite a ideia de que está a mentir ao cliente e de que não acredita no que realmente vende. Este exemplo é simples mas aplica-se a qualquer negócio. Tenha cuidado com o que partilha e com quem o faz, pois é fácil você encontrar-se no meio de contradição especialmente se aquilo que vende não estiver diretamente ligado ao que realmente acredita.


Claro que não deve esquecer também que do mesmo modo como o que você diz e faz pode e será usado contra si, ele será igualmente usado a seu favor. Utilize as redes sociais e as suas conversas casuais para partilhar a sua empresa e os benefícios que os seus produtos e serviços podem trazer às pessoas. Seja humilde e simpático, cumprimente quem o cumprimenta, e espalhe a melhor imagem de si.


OUTROS ARTIGOS:

Como iniciar conversa com estranhos num evento de empreendedorismo

Defenda a sua marca de reviews negativas


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais