A revolução das fintech


HTML Editor - Full Version

O setor financeiro tem passado por muitas e grandes transformações sendo que as inovações tecnológicas, a internet e a facilidade da mobilidade vieram a tornar as agências bancárias quase obsoletas.

 

No entanto, este setor está a mudar, sobretudo, com a emancipação de um novo tipo de empresas que surge para exigir um maior jogo de cintura das instituições financeiras se estas quiserem estar à altura das suas capacidades: elas são as fintech.

 

Essencialmente, quando falamos em fintechs referimo-nos a empresas que operam no sector financeiro e que disponibilizam uma série de soluções inovadoras em áreas diversas como dos pagamentos móveis, transferências, empréstimos ou angariações, direcionando os seus esforços para cobrir as “deficiências” ou limitações das opções oferecidas pelos serviços financeiros mais tradicionais e revolucionando a forma como pensamos e nos relacionamos com as ditas entidades financeiras.

 

No fundo, as fintech procuram oferecer mais autonomia e facilidade eliminando a intermediação bancária. Este é um ponto-chave para compreender o seu destino de sucesso com as próximas gerações: é que os Millennials e as gerações seguintes serão os seus maiores utilizadores – eles que estão constantemente ligados aos seus dispositivos móveis, às redes sociais em busca de orientações e informação, o que os tornou, automaticamente, menos leais às entidades financeiras e, simultaneamente, mais exigentes.

 

As suas expectativas são moldadas pela sua experiência que cada vez mais se constrói da digitalização, onde as compras tradicionais são rapidamente substituídas pela rapidez e eficácia do e-commerce.

 

Ora as fintech, ao contrário das instituições tradicionais, são ainda capazes de oferecer uma oferta altamente personalizada e customizada a cada cliente, algo que também apela muito às novas gerações, cada vez mais habituadas a soluções à medida das suas necessidades.

 

O crescimento das fintech permite um mundo de possibilidades onde as empresas podem oferecer mais e melhores serviços a uma fração do preço anteriormente praticado. Estar ao corrente das últimas novidades neste mercado poderá ser vital para o processo evolutivo da sua startup.

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais